Rio de lama negra assusta moradores de cidade no Arizona

O fenômeno foi filmado na cidade de Pima, no Arizona (EUA), na semana passada

Por: Redação

A natureza anda enfurecida neste tenebroso 2020. Depois das nuvens de poeira, gafanhotos e formigas voadores, agora em um “rio de lama negra” que causa arrepios.

lama negra
Crédito: Reprodução/TwitterVídeo mostra rio de lama negra devorando tudo em seu caminho no Arizona

O fenômeno foi filmado na cidade de Pima, no Arizona (EUA), na semana passada. Nas imagens compartilhas nas redes sociais é possível ver a lama negra avançando rapidamente sobre o leito de um rio seco arrastando tudo que encontra pela frente.

De acordo com o site Olhar Digital, o fenômeno lembra muito as já conhecidas tromba d’águas. Ele é conhecido como “lama sedimentar” e é resultado de chuvas com sedimentos de cinzas e madeira carbonizada do incêndio florestal que já destruiu quase 50 mil hectares de um parque nacional no Arizona.

“Incêndios como o de Big Horn deixam o solo carbonizado, exposto e incapaz de absorver água. Mesmo uma chuva leve pode produzir enchentes relâmpago e deslizamentos de lama, geralmente quase sem nenhum aviso”, disseram as autoridades do condado de Pima no Twitter.

“Se movendo rapidamente, fluxos de sedimentos causados pela chuva intensa são um dos principais perigos após incêndios”, alerta especialistas do USGS (United States Geological Survey), agência de pesquisas geológicas dos EUA.

Compartilhe: