4 curiosidades sobre a língua dos gatos que talvez você não conheça
A anatomia da língua dos gatos é extremamente sofisticada e cheia de funções e mistérios

Quem convive com gatos sabe que eles são animais cheios de hábitos curiosos, e um dos maiores mistérios está na própria língua felina. Se você já recebeu uma lambida do seu gato, certamente percebeu que a língua deles é áspera, quase como uma lixa. Mas você sabe por que isso acontece? A língua dos gatos não é apenas uma ferramenta para higiene, mas também um recurso fundamental para alimentação, hidratação e até demonstração de carinho.
A anatomia da língua dos gatos é extremamente sofisticada. Ela é revestida por pequenas estruturas rígidas chamadas papilas filiformes, feitas de queratina, o mesmo material que compõe unhas e cabelos. Essas papilas são voltadas para trás e funcionam como verdadeiros ganchos naturais, que ajudam os gatos a limpar profundamente sua pelagem, remover pelos soltos e até raspar carne de ossos na natureza.
Mas as funções da língua dos gatos vão muito além da higiene. A seguir, conheça algumas das curiosidades.
A língua do gato pode ser responsável pelas bolas de pelo
Os gatos passam grande parte do tempo acordados se limpando. As papilas rígidas da língua são ótimas para desembaraçar os pelos e remover os pelos soltos da pelagem.
O ideal é que o gato não engula muito pelo, mas como os espinhos da língua estão voltados para trás, qualquer coisa na boca é direcionada para o fundo. Engolir muito pelo pode causar bolas de pelo.
Donos de gatos devem escová-los com frequência para remover o máximo possível de pelos soltos e ajudar a reduzir esse problema. Isso é especialmente importante para gatos com pelos muito longos, como os persas.
A língua de um gato é uma das razões pelas quais barbantes são tão perigosos
Essa mesma estrutura que faz da língua um verdadeiro pente natural também pode representar perigos. As papilas são voltadas para trás, o que impede que objetos sejam cuspidos facilmente. Por isso, quando um gato engole itens como barbantes, linhas ou fitas ou, eles podem se prender na língua e seguir pelo sistema digestivo, causando lesões graves, como perfurações internas. Se você perceber um fio saindo da boca do seu gato, nunca puxe. Leve-o imediatamente ao veterinário.

Um gato pode mover as papilas da língua
Outra curiosidade é que as papilas da língua dos gatos não ficam sempre eriçadas. Quando não estão em uso, permanecem deitadas, alinhadas ao fundo da boca. Elas se erguem apenas quando o gato se prepara para se limpar, comer ou beber. E, falando em beber, os gatos possuem uma técnica única: em vez de lamber a água como um cachorro, o gato usa a língua como uma concha para trás, puxando rapidamente a água diretamente para a boca. É um movimento tão ágil que só pode ser visto em câmera lenta.
Pistas sobre a saúde
Além disso, a língua dos gatos também oferece sinais importantes sobre a saúde. Ela deve ser sempre de um tom rosa-vivo. Alterações na cor, como branco, azul, roxo, cinza, amarelo ou vermelho-escuro, podem indicar problemas de saúde sérios, como falta de oxigênio, intoxicações ou infecções. Nesse caso, a recomendação é procurar um veterinário imediatamente.