As plantas que o Feng Shui recomenda ter em casa

Nessa prática chinesa, as plantas são vistas como elementos importantes para energizar e harmonizar os espaços

20/05/2025 20:45 / Atualizado em 24/05/2025 10:35

Você já sentiu que certos ambientes têm uma energia leve e acolhedora, enquanto outros parecem pesados e cansativos? Segundo o Feng Shui, técnica milenar chinesa de harmonização de ambientes, as plantas certas podem transformar a energia da sua casa, promovendo bem-estar, prosperidade e equilíbrio.

Descubra abaixo quais são as plantas recomendadas pelo Feng Shui e como usá-las para ativar boas vibrações em cada cantinho do seu lar.

Por que usar plantas no Feng Shui?

As plantas representam o elemento madeira, associado ao crescimento, vitalidade e renovação. Elas também ajudam a purificar o ar e atraem o fluxo positivo do “Chi”, a energia vital. No Feng Shui, o uso estratégico de plantas equilibra os cinco elementos (terra, fogo, água, metal e madeira) e favorece harmonia e prosperidade.

No Feng Shui, as plantas desempenham um papel importante na promoção da circulação da energia (chi)
No Feng Shui, as plantas desempenham um papel importante na promoção da circulação da energia (chi) - jittawit.21/istock

As melhores plantas para ter em casa segundo o Feng Shui

1. Lírio-da-paz (Spathiphyllum)

Símbolo de paz, pureza e equilíbrio, o lírio-da-paz é ideal para ambientes de descanso, como quartos e salas. Ele purifica o ar e ajuda a dissipar energias negativas. Mas atenção! Lírio-da-paz é extremamte tóxico para gatos, podendo os levar à morte. Então, se você tem gatinhos em casa, essa planta não deve estar presente.

2. Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)

Uma das plantas mais protetoras no Feng Shui. Conhecida por afastar inveja, mau-olhado e energias densas, é recomendada na entrada da casa ou próximo à porta principal. Para os gateiros, ela também não é recomendada por ser tóxica. A ingestão pode causar irritações gastrointestinais, além de salivação e vômito.

espada de são jorge

3. Jade (Crassula ovata) – Planta do dinheiro

Associada à prosperidade e abundância, a jade é perfeita para quem deseja atrair riqueza e oportunidades financeiras. Coloque-a no canto sudeste da casa (área da prosperidade).

4. Bambu da sorte (Dracaena sanderiana)

Símbolo de sorte, crescimento e flexibilidade, o bambu da sorte é ideal para ambientes de trabalho ou estudos. Deve ser colocado em água limpa, com pedras no fundo, e trocado regularmente.

5. Pilea peperomioides – Planta-chinesa-do-dinheiro

Também conhecida como “planta do dinheiro”, traz energia positiva e atrai ganhos inesperados. Pode ser usada na sala ou em áreas de convívio social.

A Pilea prospera em luz indireta, mas deve ser protegida do sol direto
A Pilea prospera em luz indireta, mas deve ser protegida do sol direto - HT2023/istock

6. Hera-inglesa (Hedera helix)

Indicada para purificação e limpeza energética, especialmente em locais com pouca ventilação. Também ajuda a absorver poluentes do ar.

Objetos que atraem prosperidade

Além das plantas, a tradição milenar do Feng Shui também prega que, com pequenos ajustes e a escolha de objetos certos em sua casa, você é capaz de ativar o fluxo de abundância na sua vida. Moedas, cristais e até fonte de água são alguns deles. Confira aqui uma lista de 7 objetos que atraem prosperidade para o seu lar.

Conheça mais segredos do Feng Shui

Mais do que apenas um estilo de ornamentação, o Feng Shui representa uma maneira de enxergar e organizar o espaço com o objetivo de estimular a circulação do Chi — a força vital que permeia tudo e todos.

Em vez de adotar um padrão inflexível, a ideia central é simples: ao reposicionar móveis, ajustar a iluminação, escolher determinadas cores e até mudar a maneira como nos movemos pelos cômodos, é possível promover mais bem-estar, foco, relaxamento e até melhorar os vínculos interpessoais. Tudo isso baseado em fundamentos acessíveis e, muitas vezes, naturais ao nosso instinto.

Mas como colocar essa filosofia em prática no cotidiano? Confira aqui 10 dicas que podem ajudar você a renovar a energia da sua casa — e também a sua própria.