Cientistas fazem alerta sobre vespas assassinas vistas pela 1ª vez
'Se encontrá-las, corra e nos chame!'
Cientistas norte-americanos alertaram a população sobre o aparecimento das vespas assassinas. Nativas da Ásia, as vespas gigantes asiáticas foram vistas pela primeira vez nos Estados Unidos em dezembro de 2019, e vem causando preocupação em apicultores e entomologistas.
Isso porque os insetos são capazes de dizimar uma colmeia de abelhas em poucas horas, medem 5 cm – sendo as maiores do mundo – e liberam uma toxina tão potente que pode matar uma pessoa que tiver levado várias picadas, mesmo se não for alérgica.
“No Japão, entre 30 e 50 pessoas morrem por ano (vítimas de múltiplas picadas da vespa gigante asiática)”, disse a bióloga Jenni Cena, do Departamento de Agricultura do Estado de Washington (WSDA, na sigla em inglês), à BBC News Brasil.
- EUA eliminam ninho de ‘vespas assassinas’ com 200 rainhas
- Vespa assassina é capturada nos EUA pela primeira vez
- Menino de 5 anos morre ao ser atacado por um exame de vespas
- Homem morre após ser picado por vespa asiática no trabalho
Os cientistas contaram ainda que a picada da vespa assassina é extremamente dolorosa, e o ferrão é tão longo que pode penetrar até mesmo o traje de proteção usado por apicultores. Apesar disso, como qualquer outro inseto, a espécie só ataca humanos caso seja provocada ou se sinta ameaçada.
Leia a matéria completa no link.