Com termômetros em queda, Defesa Civil faz alerta importante à população de São Paulo
Defesa Civil Municipal mantém desde o último domingo, 11, o estado de atenção para as baixas temperaturas em toda a cidade

Na noite desta quarta-feira, 14, os paulistanos já sentem os efeitos da entrada de uma massa de ar frio sobre a cidade. O céu apresenta aumento de nuvens e os termômetros indicam queda nas temperaturas.
De acordo com dados das estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a média na capital é de 18°C. A expectativa é de que a mínima durante a madrugada chegue aos 13°C.
A Defesa Civil Municipal mantém desde o último domingo, 11, o estado de atenção para as baixas temperaturas em toda a cidade, uma medida preventiva voltada, sobretudo, à proteção da população mais vulnerável, como pessoas em situação de rua.
Apesar do frio, não há previsão de chuva para as próximas horas, e o tempo deve seguir seco. O mês de maio já registra baixos índices pluviométricos: apenas 13,9mm acumulados até agora, o que representa apenas 25,3% da média histórica de 55mm para o período, conforme o CGE.
Frio permanece durante a semana
Nos próximos dias, o cenário permanece estável, sob influência de uma intensa massa de ar seco, que deve inibir a formação de nuvens carregadas e garantir o predomínio do sol. As temperaturas seguirão o padrão típico do outono: madrugadas e manhãs frias, seguidas por tardes mais amenas.

A quinta-feira, 15, começa com muitas nuvens e temperaturas por volta dos 13°C. Ao longo da manhã, o sol aparece e favorece a elevação dos termômetros, com máxima prevista de 24°C. A umidade relativa do ar deve cair, alcançando os 45% nos momentos mais secos do dia.
Na sexta-feira, 15, o tempo permanece firme. A cidade deve registrar mínimas de 14°C ao amanhecer e máximas de até 25°C à tarde. Os índices de umidade voltam a preocupar, podendo chegar a 40%, abaixo do ideal recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 60%.
A recomendação dos órgãos de saúde e defesa civil é redobrar os cuidados com a hidratação e proteção contra o frio, especialmente à noite e nas primeiras horas do dia.
Dicas para cuidar da saúde dos olhos e evitar doenças no outono
Durante o outono, o acúmulo de fungos nas folhas que caem das árvores, juntamente com o clima mais frio, resulta em ambientes menos ventilados e com maior concentração de mofo e poeira. Isso favorece reações alérgicas e agrava problemas respiratórios e oculares.
Além disso, o tempo seco e a diminuição da umidade do ar afetam diretamente a saúde ocular, tornando os olhos mais suscetíveis a irritações e desconforto.