Estagiário descobre planeta no 3º dia de treinamento na Nasa
Jovem de 17 anos trabalhava com dados do satélite "caçador de planetas"
No terceiro dia de treinamento na Nasa, agência espacial norte-americana, Wolk Cukier, de 17 anos, encontrou um novo planeta. Ele examinava dados do satélite de pesquisa de exoplaneta em transição, o Tess.
O planeta, a 1.300 anos-luz daqui, é 6,9 vezes maior que a Terra e fica próximo a duas estrelas. O astro foi batizado de Eleanor, em referência à personagem da obra “Contato”, escrita por Carl Sagan.
A descoberta foi feita no meio do ano passado. Uma comissão de especialistas fez a checagem para confirmar a suspeita e concluir que se tratava mesmo um novo exoplaneta.
- As 5 frutas mais saudáveis do mundo: veja tudo o que você precisa saber sobre elas
- Conheça 5 praias paradisíacas no nordeste brasileiro
- A deficiência de vitamina E no seu organismo pode causar estes 5 sintomas; fique atento!
- São Roque (SP) celebra colheita da uva com festa
Ele é um dos estagiários no Goddard Space Flight Center, instituto de pesquisa da NASA em Greenbelt, nos EUA. Faltava um ano para que ele terminasse o ensino médio em Nova York.
Cukier é fã de Star Wars. Na série de filmes de ficção, Tatooine, planeta onde vivia Luke Skywalker é representado com dois sóis.
O projeto TESS convida pessoas para serem voluntárias a avaliar padrões de brilho das estrelas em busca de novos planetas.