Tem filme brasileiro na lista dos 10 melhores do ano do New York Times e não é ‘Ainda Estou Aqui’
Documentário foi classificado como emocionante, vibrante e intelectualmente estimulante pela crítica
O documentário “Retratos Fantasmas” (2023), dirigido por Kleber Mendonça Filho, é destaque na lista dos melhores filmes lançados em 2024 nos Estados Unidos, feita pelos críticos do The New York Times.
Selecionado para representar o Brasil na última edição do Oscar, o filme mergulha na história do Recife (PE), explorando o fim das tradicionais salas de cinema de rua, que moldaram comportamentos na capital pernambucana.
Filme brasileiro recebe elogios do The New York Times
Sobre “Retratos Fantasmas”, que foi exibido fora de competição no Festival de Cannes, em 2023, a crítica Manohla Dargis, do The New York Times, o descreve como um “documentário emocionante, formalmente vibrante e intelectualmente estimulante”.
- Estes são os sintomas mais comuns de autismo em adultos; saiba como identificá-los
- Hungria oferece centenas de bolsas de estudo para graduação e pós; saiba como se inscrever
- Câncer de intestino: sintomas e prevenção para reduzir os riscos
- País das especiarias e rio sagrado: 6 curiosidades sobre a Índia; a terceira vai te surpreender
Com boas perspectivas para as indicações ao Oscar do próximo ano, incluindo Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (para Fernanda Torres), o longa “Ainda estou aqui” (2024), de Walter Salles, ainda não entra na seleção, uma vez que sua estreia nos cinemas dos EUA está marcada para 17 de janeiro, em Nova York e Los Angeles, antes de chegar ao restante do país em fevereiro.
Já Retratos Fantasmas ocupa a sexta posição na lista, superando produções como “Furiosa: uma saga Mad Max” (2024), de George Miller, e “Megalópolis”, de Francis Ford Coppola.
Confira a lista completa dos melhores filmes de 2024 do The New York Times:
- Tudo que Imaginamos como Luz (All We Imagine as Light), de Payal Kapadia (Índia)
- Ernie Gehr: Mechanical Magic, de Ernie Gehr (EUA)
- A Verdadeira Dor (A Real Pain), de Jesse Eisenberg (EUA)
- Não Esperes Demasiado do Fim do Mundo (Do Not Expect Too Much from the End of the World), de Radu Jude (Romênia)
- Dahomey, de Mati Diop (França)
- Retratos Fantasmas (Pictures of Ghosts), de Kleber Mendonça Filho (Brasil)
- Furiosa: Uma Saga Mad Max (Furiosa: A Mad Max Saga), de George Miller (EUA)
- Megalopolis, de Francis Ford Coppola (EUA)
- Borda Verde (Green Border), de Agnieszka Holland (Polônia)
- Here, de Bas Devos (Bélgica)