Firehouse Subs estreia em SP e planeja 500 lojas no país

Além dos 14 sanduíches quentes, a rede oferece acompanhamentos como cookies, batatas e bebidas exclusivas

30/05/2025 18:05 / Atualizado em 01/06/2025 22:38

A rede norte-americana de fast food Firehouse Subs inaugura na próxima segunda-feira, 2, sua primeira unidade no Brasil. A primeira loja está instalada no Internacional Shopping Guarulhos, na Grande São Paulo.

Fundada em 1994, na Flórida, pelos irmãos e ex-bombeiros Chris e Robin Sorensen, a Firehouse Subs é reconhecida por seus sanduíches premium preparados com carnes e queijos cozidos no vapor, técnica que realça o sabor e a suculência dos ingredientes.

New York Steamer, sanduíche de pastrami e queijo provolone, um dos destaques da rede americana Firehouse Subs
New York Steamer, sanduíche de pastrami e queijo provolone, um dos destaques da rede americana Firehouse Subs - Divulgação

A entrada no mercado brasileiro faz parte de uma joint venture entre a Restaurant Brands International (RBI) –controladora de marcas como Burger King, Popeyes e Tim Hortons– e o empresário Iuri Miranda, ex-CEO da Zamp S.A., franqueada master do Burger King e Popeyes no Brasil.

A parceria visa abrir mais de 500 restaurantes no país nos próximos dez anos, com foco inicial em São Paulo e posterior expansão para outras regiões. Até o final do ano, a rede terá mais quatros lojas em shoppings estratégicos da zona sul (Interlagos), leste (Itaquera), oeste (Bourbon), além de Santo André, no ABC paulista. 

“Estamos muito animados em abrir a nossa primeira loja no Brasil e confiantes em poder trazer aos clientes uma experiência Firehouse Subs com um sabor que certamente vai surpreender. Este é o primeiro passo de um plano ousado de expansão para conquistar o coração e o sabor do brasileiro”, destacou Iuri em evento exclusivo para jornalistas na última quarta-feira.

Cardápio da Firehouse Subs

A marca traz ao mercado brasileiro 14 tipos de sanduíches, como os carros-chefes da rede nos Estados Unidos, o New York Steamer (pastrami e queijo provolone); Beef & Cheddar Brisket ((peito bovino defumado por mais de 10 horas, com cheddar e molho barbecue), Meatball (almôndegas marinadas em molho italiano, cobertas com queijo derretido e orégano) e o Spicy Cajun Chicken (frango, alface, cebola, mostarda e toque apimentado de jalapeño).

Spicy Cajun Chicken também estará no menu da primeira unidade no Brasil
Spicy Cajun Chicken também estará no menu da primeira unidade no Brasil - Márcio Diniz/Catraca Livre

As receitas foram criadas pelo chef Thomas Heitz, que adaptou algumas delas para o paladar dos brasileiros. “Estive 12 vezes em apenas um ano no Brasil para conhecer o perfil de consumo brasileiro, provar e atestar a qualidade dos insumos que iremos utilizar em nossos produtos”, conta o chef. 

Os sanduíches terão preços a partir de R$ 22, enquanto os combos com acréscimo de bebida e  batata frita serão vendidos entre R$ 35 e R$ 55. De sobremesa, cookie de chocolate e baunilha. 

A Firehouse Subs possui mais de 1.300 restaurantes nos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico, e recentemente iniciou sua expansão internacional com unidades na Suíça, México, Emirados Árabes Unidos e Albânia.

O chef Thomas Heitz mostra como é preparado os sanduíches da Firehouse Subs
O chef Thomas Heitz mostra como é preparado os sanduíches da Firehouse Subs - Márcio Diniz/Catraca Livre

A rede também se destaca por seu compromisso social: parte dos lucros é revertida para instituições de apoio a bombeiros e serviços de emergência, uma herança do espírito comunitário dos fundadores, os irmãos Chris e Robin Sorensen, ex-bombeiros nos Estados Unidos.

Mercado de R$ 123 bilhões no Brasil

A chegada da Firehouse Subs ao Brasil representa uma aposta no crescente mercado de sanduíches e fast food do país, que movimentou R$ 123 bilhões em vendas em 2024, sendo R$ 40 bilhões apenas na categoria de sanduíches e padarias.

Com um modelo de negócio diferenciado e planos ambiciosos de expansão, a marca busca conquistar o paladar dos brasileiros e se consolidar como referência no segmento.

O modelo inicial será centrado em praças de alimentação de shoppings, justamente por serem pontos de fluxo voltado à alimentação, revela Iuri. “Quando a marca estiver mais consolidada, poderemos expandir para estações de metrô e rodoviárias”.