Esta é a forma correta de guardar a metade do limão na geladeira
Sabe quando você usa metade de um limão numa receita e decide guardar a outra parte na geladeira? Aprenda a armazenar e evite o ressecamento
Após cortar um limão ao meio, muitas pessoas cometem o erro de deixar a metade que restou na porta da geladeira, sem qualquer tipo de proteção.
Isso não apenas faz com que a fruta resseque, mas também resulta na perda de suco e de suas propriedades nutricionais. Abaixo, saiba a forma correta de guardar a outra parte da fruta.
Afinal, como guardar a metade do limão?
A dica é simples: coloque o limão cortado em um recipiente de vidro com água filtrada, mantendo a parte exposta da fruta submersa. Esse método evita o ressecamento e mantém a suculência da fruta.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
O limão, quando exposto ao ar após ser cortado, começa a passar por um processo de oxidação. Isso não significa que ele se torne perigoso para o consumo, mas pode perder suas propriedades benéficas, como a vitamina C, e ter alterações de sabor e textura. O contato direto com o ar também acelera o ressecamento da fruta.
Além disso, o ácido cítrico presente no limão funciona como um bactericida natural, retardando o crescimento de microrganismos. No entanto, é sempre recomendado armazená-lo de forma adequada para evitar contaminações.
Quanto tempo posso guardar o limão na geladeira?
Mesmo armazenando o limão da forma correta, você deve consumi-lo em até dois ou três dias.
Antes de utilizá-lo, é essencial verificar a coloração, o odor e a textura. Se a casca estiver amarelada, a polpa com mofo ou o cheiro estranho, você deve descartar a fruta imediatamente.
Além de evitar o desperdício, armazenar o limão corretamente ajuda a garantir que você aproveite ao máximo seus benefícios para a saúde.
Benefícios do limão
Rico em vitamina C, o limão é um poderoso antioxidante que fortalece o sistema imunológico e protege o corpo contra os danos causados pelos radicais livres. Ele também auxilia na produção de colágeno, essencial para a saúde da pele, músculos e articulações.
Outras substâncias presentes no limão, como as vitaminas do complexo B, ajudam na digestão e na absorção de nutrientes.
A pectina, uma fibra solúvel encontrada na fruta, retarda a digestão de açúcares e amidos, promovendo o bom funcionamento intestinal.
Antes de cortar ou consumir o limão, é fundamental lavá-lo bem para remover qualquer sujeira ou resíduo que possa estar presente na casca.