Greve dos controladores de voo é suspensa após acordos

Paralisação que afetaria aeroportos foi suspensa após acordo da NAV Brasil para implementar plano de cargos e salários e corrigir o plano de saúde

23/09/2025 09:09

A greve dos controladores de voo, que estava prevista para esta semana e poderia afetar operações em nove aeroportos do país, foi suspensa. A decisão foi tomada após negociações envolvendo os ministérios da Defesa, da Gestão e de Portos e Aeroportos, que intervieram para evitar um possível caos aéreo.

Em votação online que mobilizou 810 trabalhadores, a maioria decidiu suspender a greve: 530 votos foram a favor do fim da paralisação, enquanto 253 preferiram manter o movimento. Outros 27 optaram por não se posicionar. A decisão encerra, ao menos por enquanto, o risco de caos nas operações aéreas do país.

“A suspensão significa uma mudança de estratégia, e não uma rendição. Continuaremos com total força e determinação as negociações com a NAV Brasil, pressionando pela pauta de reivindicações que é legítima e necessária para toda a categoria”, publicou o Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV), nas redes sociais.

Greve dos controladores de voo é suspensa após acordos
Greve dos controladores de voo é suspensa após acordos - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Compromisso da NAV Brasil

A NAV Brasil, empresa pública responsável pelo controle de tráfego aéreo em 43 aeroportos, se comprometeu a implementar um novo plano de cargos e salários e a corrigir o plano de saúde oferecido aos controladores. A promessa de melhorias foi suficiente para que a categoria suspendesse a paralisação.

Aeroportos estratégicos mantêm operação normal

Entre os aeroportos sob gestão da NAV Brasil estão Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Santos Dumont (RJ) e Galeão (RJ), pontos estratégicos para voos domésticos e internacionais. Com o fim da ameaça de greve, os serviços de Controle de Aproximação (APP) e Controle de Aeródromo (TWR) seguem funcionando normalmente, garantindo a segurança e a regularidade das operações.