Quer ter uma horta no apartamento? Veja o que cresce fácil e o que dá trabalho

Segundo especialista, é possível sim ter uma horta morando em apartamento e o primeiro passo é saber quais sementes se adaptam bem ao espaço limitado

23/05/2025 19:15 / Atualizado em 26/05/2025 10:57

Montar uma horta em casa é possível mesmo sem quintal. Para isso, basta saber escolher as sementes certas e cuidar de forma adequada.

Em entrevista à Catraca Livre, Leandro Mello, especialista da ISLA Sementes, explica como cultivar ervas frescas e até legumes morando em apartamento, além de orientar sobre os cuidados necessários.

“É possível sim ter uma horta morando em apartamento”, afirma especialista.
“É possível sim ter uma horta morando em apartamento”, afirma especialista. - iStock/Vaivirga

O que plantar no apartamento? Veja as sementes que se dão bem em pouco espaço:

Segundo ele, algumas sementes ideais para começar são:

  • manjericão;
  • alface;
  • coentro;
  • espinafre;
  • pimentão;
  • pimenta;
  • tomate-cereja.

Na horta em casa, o cultivo de temperos é mais comum, mas é possível plantar o que quiser: “basta conhecer as características da hortaliça que gostaria de cultivar e tomar os cuidados necessários.”

Folhosas e ervas, por exemplo, também crescem bem em recipientes menores e podem ser colhidas várias vezes.

Já as espécies de raízes, como cenoura e beterraba, podem exigir mais profundidade nos vasos, o que demanda um pouco mais de planejamento.

Os vasos precisam ser mais profundos, e isso é recomendado para algumas pessoas. Mas isso está longe de ser um obstáculo. Cada espécie tem seu ambiente ideal e é possível ser atendida com um pouco de sol e água regular”, explica.

Como disse Leandro, os temperos seguem como favoritos de quem cultiva em casa, mas uma nova queridinha está em alta: “uma tendência de gastronomia são as flores alimentícias, que além de lindas são nutritivas. Ótima opção para apartamentos.

O que cresce mais rápido?

Os microverdes são a melhor alternativa para quem quer retorno em pouco tempo, como também para quem tem pouco espaço”, diz.

Microverdes são brotos jovens de vegetais e ervas colhidos logo após o surgimento das primeiras folhas.

Além de práticos, eles são colhidos em cerca de 10 a 15 dias, têm alto valor nutricional e demandam pouca luz e água.

Pressa? Aposte nos microverdes.
Pressa? Aposte nos microverdes. - iStock/José Araújo

Quais são os cuidados essenciais?

Além da escolha das sementes, segundo o especialista, alguns cuidados básicos são fundamentais para que a horta cresça saudável:

  • escolher um local que receba cerca de 4 horas de sol por dia;
  • usar terra vegetal adubada: aproveite cascas de ovos, borra de café e cascas de frutas;
  • regar sem exageros.

Nem todo apartamento recebe sol direto — mas isso não é impedimento. “Há algumas variedades que se desenvolvem bem em ambiente de luz parcial ou sombra, como alface, espinafre, salsa e coentro. Essas espécies geralmente toleram bem a luz indireta ou menor intensidade de sol, crescendo de forma saudável e produtiva”, afirma Leandro.

Erros comuns na horta de apartamento

Segundo o especialista, o principal erro é deixar as plantas sem luz. “O mais comum é privar as plantas de luz ou incidência solar. Elas precisam muito de sol para se desenvolver”, alerta.

Cada espécie vai se comportar de maneira diferente, mas a dica é posicionar os vasos em varandas ou próximos a janelas bem iluminadas.

Começar uma horta em casa é mais fácil do que parece.
Começar uma horta em casa é mais fácil do que parece. - iStock/ibnjaafar

Com pouco espaço, luz e dedicação, é possível colher temperos e até flores comestíveis na própria casa — mesmo em um apartamento pequeno.