João Gilberto morre aos 88 anos no Rio de Janeiro
A informação foi confirmada por um dos seus filhos
Morreu neste sábado, no Rio de Janeiro, o cantor e compositor João Gilberto. Considerado um dos pais da Bossa Nova, o artista – que fez história com “Chega de Saudade” – tinha 88 anos.
A informação da morte dele foi confirmada por um dos seus filhos, João Marcelo Gilberto, no Facebook. “Meu pai morreu. Sua luta foi nobre, ele tentou manter sua dignidade ao perder sua soberania. Agradeço à minha família (meu lado da família) por estar lá para ele, e Gustavo por ser um amigo de verdade para nós, e cuidar dele como um de nós. Por fim, gostaria de agradecer a Maria do Céu por estar ao seu lado até o final. Ela era sua verdadeira amiga e companheira”, escreveu.
https://www.facebook.com/marcelo.gilberto/posts/10214177399404670
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
- Hábitos diários para ajudar a reduzir o risco de demência
Segundo amigos da família, João Gilberto passava por um exame, quando teve complicações.
João Gilberto enfrentava, além de problemas de saúde e financeiros, disputa familiar que virou caso de Justiça. Ele chegou a ser interditado judicialmente pela filha, a cantora Bebel Gilberto, em 2017.
Bebel pediu a interdição do pai para que ele não fosse induzido a assinar documentos com força legal sem saber o que estava fazendo. Era uma guerra declarada contra Claudia Faissol, a mãe da filha mais nova do cantor, Luisa.
https://www.instagram.com/p/Bzll6egpNGK/
João Gilberto e a Bossa Nova
Dono de uma sonoridade original, João Gilberto foi o artista que levou a música popular brasileira a várias partes do mundo.
O disco “Chega de Saudade”, lançado em 1959, foi o primeiro da carreira do músico. A faixa-título do LP, composta por Tom Jobim e Vinicius de Moraes, virou o grande símbolo da bossa nova.