Jogadora campeã de futsal morre aos 20 anos de doença autoimune
Pi Medeiros era considerada uma das maiores revelações da categoria no país
A jogadora de futsal Pietra Medeiros, 20 anos, morreu na noite desta sexta-feira, 19, em São Paulo. Campeã da Libertadores pelo Taboão Magnus, de Taboão da Serra, na Grande SP, a atleta estava internada em estado grave no Hospital Leforte desde o início do mês com um diagnóstico de hepatite autoimune.
Segundo reportagem do G1, o estado de saúde da atleta piorou na quarta-feira, 17, e ela foi submetida um transplante de fígado, mas não resistiu.
Pi Medeiros, como era chamada pelas colegas de equipe, foi campeã da Copa Libertadores da América de Futsal de 2022, em junho, pelo Taboão Magnus. A jogadora era considerada uma das maiores revelações da categoria no país.
- O que é a hepatite autoimune que matou jogadora de futsal?
- Campeã do Masterchef desenvolve doença autoimune por sofrer gordofobia
“É com muito pesar que comunicamos o falecimento da nossa atleta Pietra. Agradecemos a todos que se uniram nesse últimos dias desafiador e oraram por ela. Desejamos muito força a todos os familiares e a nosso grupo. A foto vai colorida e com esse sorrisão lindo”, diz a nota do Taboão publicada no Instagram.
O que hepatite autoimune
A hepatite autoimune é a inflamação crônica do fígado que acontece devido a alterações do sistema imunológico. A doença pode ocorrer em qualquer idade e atinge com mais frequência mulheres na faixa dos 30 anos.
Segundo o Instituto Brasileiro do Fígado (IBRAFIG), a hepatite autoimune se desenvolve em pessoas com predisposição genética, e pode se manifestar a partir do contato com bactérias, vírus, medicamentos ou outros fatores relacionados ao ambiente.
Apesar de não ter cura, a doença pode ser controlada com o tratamento, que é feito com medicamentos para controlar a imunidade.