O motivo pelo qual a sua geladeira estala e como evitar o barulho
Por acaso o barulho da sua geladeira já te assustou de madrugada? Saiba quando o som é normal e quando é hora de fazer manutenção
A geladeira, um dos eletrodomésticos mais essenciais da casa, conserva alimentos e produz gelo. Em razão de sua importância, muitos se preocupam quando ouvem barulhos vindo dela.
O barulho de estalos, por exemplo, é bastante comum e às vezes até assusta quando ocorre durante a madrugada.
Mas, afinal, por que a geladeira faz barulho?
É comum que sua geladeira faça barulhos em funcionamento, e a maioria deles são perfeitamente normais, como:
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Geladeira, lava-louça e outros eletrodomésticos com até 32%OFF e entrega rápida no Esquenta Black Friday
- Entenda por que alguns autistas são hipersensíveis a barulho
- Consumir este alimento antes de dormir ajuda a evitar o ronco
- Estalos: são causados pela dilatação e contração dos materiais devido às variações de temperatura dentro da geladeira. A crepitação do gelo também causa o barulho, pois quando a porta é aberta e o ar quente entra, o gelo interno começa a derreter ou mudar de temperatura, gerando esses estalos. Isso é normal e não indica defeito no aparelho.
- Barulho vindo do compressor: o compressor é o motor que faz a geladeira funcionar, e quando está ativo, pode emitir alguns ruídos baixos.
- Zumbido: ocorre quando a máquina está produzindo gelo ou quando o compressor começa a funcionar.
Os sons são indicativos de que a geladeira está operando normalmente e não devem causar preocupação. No entanto, alguns barulhos mais altos são sinais de problemas que precisam de atenção.
Sons que podem indicar defeito
- Zumbido muito alto: ocorre se o compressor estiver funcionando com pressão excessiva. Se o zumbido seguir intenso, vale chamar um técnico para analisar o problema.
- Vibração excessiva: se a geladeira estiver fazendo muito barulho ou vibrando, pode estar mal posicionada e desnivelada. Tente colocar o eletrodoméstico em uma superfície reta.
- Ruídos contínuos ou persistentes: se o barulho persistir ou aumentar com o tempo, pode ser sinal de que algo não está funcionando corretamente, como o ventilador interno sujo ou até acúmulo de gelo nas paredes da geladeira.
Como evitar esses barulhos indesejados?
- Geladeira deve ficar nivelada: coloque a geladeira em uma superfície plana e arrume os pés para garantir que ela não fique inclinada.
- Evite sobrecarregar as prateleiras: itens mal distribuídos dentro da geladeira podem fazer as prateleiras vibrarem ou soltar ruídos.
- Realize a limpeza periódica: a sujeira acumulada no ventilador ou nas serpentinas pode causar ruídos incomuns e comprometer o desempenho do aparelho. Limpe a geladeira com frequência para garantir seu bom funcionamento.
- Evite o acúmulo de gelo: o gelo pode se acumular nas paredes do equipamento, causando sons indesejados.
- Faça a manutenção regular: para manter o bom funcionamento, realize a manutenção com frequência. Se houver vazamento ou uma quantidade insuficiente do gás de refrigeração, o motor pode sobrecarregar, o que compromete a geladeira.
Quando chamar um técnico?
Além do barulho, se a geladeira não estiver gelando ou estiver com temperaturas desreguladas, pode ser sinal de que não está funcionando normalmente.
O mal funcionamento pode comprometer a conservação dos alimentos e até mesmo afetar a saúde.
Compressor defeituoso, vazamento de gás ou falhas no sistema podem ser as causas do aumento de barulhos. Nesses casos, a assistência técnica é a melhor solução para evitar danos ainda piores.