Últimas notícias:

Loading...

Lixo eletrônico: você sabe como descartar corretamente?

Criado pela Samsung, o programa de reciclagem e logística reversa RE+, pode ser um aliado perfeito para te ajudar nesta tarefa

Por: Oferecimento Samsung Customer Service

Quem não tem em casa aquele celular antigo, um computador encostado ou mesmo um saquinho de pilhas que estão só esperando o tempo para vazar? Esses objetos que não usamos mais são considerados lixos eletrônicos e seu descarte sem qualquer cuidado representa um problema para o planeta.

Isso porque esses dispositivos eletrônicos e eletrodomésticos possuem em sua composição substâncias que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e a saúde pública.

De acordo com o The Global E-waste Monitor, só em 2019, o mundo produziu cerca de 53,6 milhões de toneladas de lixo eletrônico
Crédito: Banco de Imagens | iStock @baranozdemirDe acordo com o The Global E-waste Monitor, só em 2019, o mundo produziu cerca de 53,6 milhões de toneladas de lixo eletrônico

Para se ter uma ideia, de acordo com o The Global E-waste Monitor 2020, um estudo feito a cada três anos pela Universidade das Nações Unidas em parceria com várias outras instituições, só em 2019, o mundo produziu cerca de 53,6 milhões de toneladas de lixo eletrônico.

A situação fica ainda mais complexa quando sabemos que o Brasil, que é o país que mais produz esse tipo de resíduo na América Latina, recicla menos de 3% desse material, de acordo com uma pesquisa publicada pela Green Eletron, entidade sem fins lucrativos ligada à Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), em 2021.

E o Dia da Terra, celebrado em 22 de abril – que reforça em todo mundo a importância da preservação ambiental – está aí para nos lembrar que já passou da hora de começarmos a fazer a nossa parte para ajudar a minimizar a poluição do planeta!

Mas o que eu faço para mudar essa realidade?

Simples: fazer o descarte correto do seu lixo eletrônico. E o programa gratuito de reciclagem e logística reversa RE+, pode ser um aliado perfeito para te ajudar nesta tarefa.

Criado pela Samsung, ele foi pensado para dar o destino ecologicamente correto a todos os produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. E o mais legal é que a empresa coleta aparelhos produzidos por qualquer marca!

Você pode acionar a iniciativa para descartar qualquer equipamento desse gênero: pilhas e baterias, notebooks, TVs, celulares, máquinas de lavar, geladeiras, micro-ondas, tablets, acessórios em geral, impressoras, toners, fios, carregadores, enfim, todos aqueles dispositivos quebrados ou que você não usa mais e estão só ocupando espaço na sua casa.

O sistema de coleta é bastante simples! Para equipamentos de pequeno porte, como celular, tablet, notebook, acessórios e seus componentes, você só precisa acessar o site do programa RE+, procurar a loja da Samsung ou assistência técnica autorizada mais próxima do seu endereço e levar o produto. Para concluir o processo, você preenche um termo de doação, que deve ser entregue junto com o item.

No caso de dispositivos que armazenem dados dos usuários, como celulares, tablets e computadores, lembre-se de fazer o reset do aparelho para retornar às configurações de fábrica antes de depositá-lo em uma das urnas de coleta do programa, para proteger essas informações sensíveis.

O programa gratuito de reciclagem e logística reversa RE+ pode ser um aliado perfeito para te ajudar a descartar corretamente seu lixo eletrônico
Crédito: Banco de Imagens | iStock @KatarzynaBialasiewiczO programa gratuito de reciclagem e logística reversa RE+ pode ser um aliado perfeito para te ajudar a descartar corretamente seu lixo eletrônico

Já para equipamentos e eletrodomésticos de grande porte, como geladeiras, lavadoras, televisores acima de 46 polegadas e ar-condicionado, é preciso solicitar a coleta diretamente na sua casa pelo e-mail [email protected].

Não se esqueça de informar seu endereço completo e o tipo de produto a ser descartado. Depois disso, a empresa homologada pela Samsung entrará em contato para agendar a data de coleta do material.

E, para lembrar a todos sobre o programa RE+, a Samsung preparou uma ação para comemorar o Dia da Terra. Ao entregar seu lixo eletrônico no dia 22 de abril, nas lojas e assistências técnicas autorizadas, você ainda ganha de brinde uma ecobag ou um copo reutilizável.

O que acontece com esse lixo depois do descarte?

Boa parte dos materiais presentes no lixo eletrônico pode ser reciclado para dar origem a produtos novos. Depois de coletar seus aparelhos, o RE+ envia os materiais para um prestador de serviço qualificado e licenciado pelos órgãos ambientais competentes.

Depois de coletar seus aparelhos, o RE+ envia os materiais para um prestador de serviço qualificado e licenciado pelos órgãos ambientais competentes
Crédito: Banco de Imagens | iStock @Ladislav KubešDepois de coletar seus aparelhos, o RE+ envia os materiais para um prestador de serviço qualificado e licenciado pelos órgãos ambientais competentes

Nessas empresas parceiras, os materiais serão submetidos a processos seguros e rigorosos de triagem, desmontagem, trituração e separação de componentes.

Tudo o que é reciclável é devidamente processado e transformado em nova matéria-prima para a cadeia produtiva. Aqueles materiais que não podem ser reciclados ganham seu destino final, ecologicamente adequado, em atendimento a legislação ambiental competente.

Bora dar o destino correto para seu lixo eletrônico? Conheça melhor o programa da Samsung e faça a sua parte!