Pessoas caem de avião em tentativa desesperada de deixar Afeganistão
Caos se instalou no Afeganistão após o país ser dominado novamente pelo Talibã
Vídeos surgiram nas redes sociais na manhã desta segunda-feira, 16, mostrando pessoas caindo de um avião, em uma tentativa desesperada de deixar o Afeganistão após o país ser tomado pelo Talibã.
Outros vídeos mostraram centenas de afegãos com malas aglomerados na pista de decolagem do aeroporto de Cabul. Alguns tentavam embarcar em voos para fora do país, outros se penduravam nas asas, no trem e pouso e na fuselagem na lateral dos aviões.
ALERTA: IMAGEM FORTE!
- 5 destinos perfeitos para se aventurar no Chile
- 8 passeios imperdíveis em Santos para fazer em família
- 4 sintomas iniciais de demência para se atentar o quanto antes
- As 5 frutas mais saudáveis do mundo: veja tudo o que você precisa saber sobre elas
https://twitter.com/ASBMilitary/status/1427187817185226753?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1427187817185226753%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fextra.globo.com%2Fnoticias%2Fpage-not-found%2Fduas-pessoas-caem-de-aviao-ao-tentar-fugir-de-cabul-com-chegada-do-taliba-25156749.html
Entenda a situação no Afeganistão
O desespero se instaurou no país após o grupo extremista isalâmico Talibã retomar o poder com a saída das tropas dos Estados Unidos. Os EUA tomaram conta do território durante os últimos 20 anos após os ataques do 11 de setembro.
Um acordo entre os americanos e o Talibã, assinado em fevereiro 2020, sob o governo de Donald Trump, previa a retirada completa das tropas americanas e da Otan do território afegão.
Em julho deste ano, os soldados americanos deixaram a base aérea de Bagram e entregaram o espaço para a administração do governo afegão.
No último domingo, 15, o grupo extremista entrou em Cabul e clamou “vitória” no palácio do governo, horas depois que o presidente Ashraf Ghani fugiu para o exterior. Segundo ele, a fuga foi para um “banho de sangue”, já que “incontáveis patriotas teriam sido martirizados e Cabul destruída” se ele tivesse ficado.