Primavera começa com frente fria intensa e ciclone extratropical no Brasil
Mudança de estação trará temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura no Sul, Sudeste e Centro-Oeste
A chegada da primavera, no dia 22 de setembro, será acompanhada de uma mudança brusca no clima. Uma forte frente fria, associada a um ciclone extratropical, começa a se formar no sábado (20) entre a Argentina, o Paraguai e o Sul do Brasil. No domingo (21), o sistema avança pelo Sul do país e pelo Mato Grosso do Sul, trazendo temporais, ventos intensos e risco de granizo, de acordo com o Climatempo.
Temporais devem atingir várias regiões
Na segunda-feira (22), data que marca o início da primavera, a frente fria alcança São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Centro-Oeste e até o sul de Rondônia.
Já na terça-feira (23), o sistema avança para o Espírito Santo e norte de Minas, mantendo a chuva em boa parte do Sudeste e Centro-Oeste. Na quarta (24), há previsão de instabilidade também no sul da Bahia.

O avanço do sistema pode causar quedas de árvores, alagamentos repentinos, descargas elétricas e interrupção no fornecimento de energia. É preciso ter atenção redobrada em áreas urbanas, onde o escoamento da água é mais lento e o risco de enchentes é maior.
Frio atípico para a época do ano
Além da chuva, uma massa de ar frio de origem polar deve derrubar as temperaturas de forma significativa. No Sul, os termômetros podem marcar menos de 10 °C, com possibilidade de geadas nas áreas mais altas das serras. No Sudeste e Centro-Oeste, a sensação de frio será acentuada, com grande redução das máximas em relação ao calor registrado antes da frente fria.