Suíça é eleita melhor país do mundo; confira a posição do Brasil na pesquisa
A pesquisa avalia 89 nações com base no comércio, turismo, influência, qualidade de vida e outros aspectos; veja o top 10
Uma pesquisa, realizada pela US News & World Report, elegeu a Suíça como o melhor país do mundo em 2024.
O estudo, que avalia 89 nações com base em aspectos como comércio, turismo e qualidade de vida, também revelou a posição do Brasil, destacando suas forças e desafios.
O ranking teve apoio da Wharton School da Universidade da Pensilvânia e contou com quase 17 mil pessoas para avaliar os países.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
De 22 de março a 23 de maio, o estudo analisou os tributos de cada país de acordo com as categorias: Aventura, Agilidade, Influência Cultural, Empreendedorismo, Herança, Mudanças, Capacidade de Negócios, Poder, Qualidade de Vida e Propósito Social.
Quais fatores levaram a Suíça ao 1º lugar?
A Suíça foi impulsionada por suas altas pontuações em qualidade de vida, empreendedorismo e propósito social, o que a colocou em primeiro lugar no ranking global.
Esses fatores destacam o país como uma referência em bem-estar social e desenvolvimento econômico.
Em que posição o Brasil ficou?
Com 55.7 pontos, o Brasil ficou em 30º lugar, uma queda de duas posições em relação ao ano anterior, quando ocupava a 28ª.
O Brasil obteve sua melhor pontuação no quesito “Aventura”, recebendo 100 pontos em categorias como diversão, clima agradável e paisagens cênicas.
Além disso, a herança cultural brasileira foi outro ponto forte, destacando a riqueza histórica e gastronômica do país.
O que faltou para o Brasil na avaliação?
Apesar de sua riqueza cultural e atrações turísticas, questões como pobreza, desigualdade e meio ambiente impactaram negativamente sua classificação.
A pior pontuação do Brasil foi na categoria “Empreendedorismo”, com 16.0 pontos, refletindo desafios em inovação e competitividade global.
A categoria “Propósito Social” também apresentou baixos índices, evidenciando dificuldades em áreas como direitos humanos e justiça social.
Em outros rankings globais, as posições mais favoráveis para o Brasil estão em “Viagem Solo”, “Estudar no Exterior” e “Comece um negócio”, onde ocupa o 8º lugar, além de um bom desempenho em “Equidade Racial”, no 14º lugar.
Veja o top 10 dos melhores países do mundo em 2024
- Suíça (100 pontos);
- Japão (96.6 pontos);
- Estados Unidos (94.2 pontos);
- Canadá;
- Austrália;
- Suécia;
- Alemanha;
- Reino Unido;
- Nova Zelândia;
- Dinamarca;
30. Brasil.