9 cidades incríveis para conhecer na Suíça

A Suíça é linda em qualquer época do ano. Mas é claro que tudo depende do tipo de viagem que você quer

A Suíça é um país que surpreende com suas paisagens naturais deslumbrantes e cidades encantadoras. Sua cultura é preservada com orgulho e transparece na vida de seu povo, enquanto a culinária é de invejar.

E quem ainda não conhece esse pequeno país, não imagina o tamanho do espaço que ele vai tomar do seu coração!

Vista de Berna, a verdadeira capital da Suíça
Créditos: Mala de Aventuras
Vista de Berna, a verdadeira capital da Suíça

Com influências marcantes da Alemanha, França e Itália, explorar as diversas regiões suíças proporciona uma sensação única, como se você estivesse viajando por esses países, porém, com um toque especial que é exclusivo da Suíça.

Cidades para conhecer na Suíça: destinos para incluir no seu roteiro

Listamos as 9 melhores cidades para conhecer nesse país famoso pelos queijos, chocolates e relógios que nunca atrasam. Temos certeza de que depois de ler um pouco sobre essas cidades, vai ficar mais fácil planejar uma viagem para Suíça.

1 – Appenzell

Appenzell é uma região encantadora e pitoresca localizada na Suíça, conhecida por preservar fortemente suas tradições culturais. Quem conhece essa região se encanta.

Essa vista é incrível e uma parada imperdível.
Créditos: Mala de Aventuras
Essa vista é incrível e uma parada imperdível.

A cultura em Appenzell é rica e notável, com festivais folclóricos, danças tradicionais, música e artesanato locais. Além disso, a região é um paraíso para os amantes da natureza, com trilhas para caminhadas que oferecem vistas deslumbrantes dos Alpes suíços.

Appenzell também possui um centro histórico muito charmoso, inclusive algumas ruas são exclusivas para pedestres. Você vai encontrar ótimos cafés e restaurantes para experimentar o melhor da culinária local e ótimas opções de hospedagem que eu vou te mostrar daqui a pouco. Sem contar que as construções parecem mais casinhas de boneca!

2 – Berna

Berna é a capital da Suíça e é aquele tipo de cidade pela qual você se apaixona à primeira vista! Cheia de particularidades e charme, a cidade é repleta de atrações para os turistas.

Marktgasse, uma das ruas mais legais para se conhecer em Berna!
Créditos: Mala de Aventuras
Marktgasse, uma das ruas mais legais para se conhecer em Berna!

Mesmo sendo uma capital, Berna não se parece com uma. Além da sua paisagem ser bem típica de cidades menores, ela possui uma atmosfera muito relaxante e pacata.

A cultura suíça está presente em Berna de diversas maneiras, desde festivais tradicionais até a deliciosa culinária local. A capital da Suíça é cheia de história, inclusive, o Centro Histórico de Berna é tombado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

3 – Lucerna

Lucerna parece até que saiu de um livro por ser um destino tão encantador, sendo uma das cidades mais charmosas da Suíça. Cativante e acolhedora, esse destino é uma parada obrigatória para quem viaja até a Europa Central.

As margens do Rio Reuss são uma delícia para um passeio sem pressa em Lucerna
Créditos: Mala de Aventuras
As margens do Rio Reuss são uma delícia para um passeio sem pressa em Lucerna

Tenho certeza de que assim como eu, você também ficará surpreendido com esse lugar de paisagens únicas e de tirar o fôlego, além do Centro Histórico ser tão bem conservado!

Lucerna é um excelente ponto de partida para explorar cidades menores nas proximidades. Existem uma infinidade de lugares incríveis para visitar na própria cidade, como a Ponte da Capela, o Centro Histórico, o Monte Pilatus e várias outras atrações.

4 – Interlaken

Dentre tantos lugares incríveis na Suíça, Interlaken foi um dos que mais nos encantou. Se você está planejando sua viagem para os Alpes Suíços, não deixe Interlaken de fora do seu roteiro.

O centrinho de Interlaken é um charme!
Créditos: Mala de Aventuras
O centrinho de Interlaken é um charme!

Localizada no meio das montanhas e florestas, esse destino reserva muitas coisas para fazer. No inverno, principalmente, a cidade fica lotada de turistas, quando todos buscam o clima ideal para aproveitar os esportes de inverno emocionantes ou simplesmente relaxar ao lado da lareira, apreciando a tranquilidade do lugar.

O charme de Interlaken está em seu ambiente tão aconchegante, no ritmo de cidade pequena e seu povo super receptivo. Fazendo uma comparação com as cidades brasileiras, Interlaken lembra muito Gramado e Canela, no interior do Sul do Brasil, todas muito surpreendentes e lindas!

5 – Zurique

Zurique é a maior cidade da Suíça, maior até mesmo do que a capital, Berna. Zurique é uma mistura maravilhosa de metrópole cosmopolita com um lado super charmoso, que é o centro histórico.

Vista da cidade de Zurique.
Créditos: Canva
Vista da cidade de Zurique.

É considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida do mundo, a cidade é muito bem planejada, isso significa que é super fácil andar pela cidade, sem contar que seu sistema público de transporte é impecável!

Existem muitas atividades de luxo para serem feitas em Zurique, já que a cidade é o centro econômico da Suíça. Mas não se engane achando que só existem opções de passeios luxuosos por lá. O destino conta com opções para todos os gostos e bolsos.

6 – Genebra

Genebra é uma cidade cosmopolita e vibrante, que acolhe todos muito bem, situada às margens do Lago Genebra. Conhecida por seu ambiente internacional, abriga diversas organizações humanitárias, como a ONU e a Cruz Vermelha.

É um destino famoso pela qualidade de vida, segurança e beleza natural, com destaque para a famosa fonte Jet d’Eau, o Palácio das Nações, a Catedral de São Pedro, o Relógio das Flores, seus parques e muito mais!

Além disso, é um local de referência para a alta relojoaria e oferece um rico cenário cultural, com museus, galerias de arte e uma culinária diversificada.

7 – Montreux

Bem como Genebra, Montreux também fica no lado francês da Suíça e é conhecida como a Cidade da Música e recebe eventos importantes como o renomado Montreux Jazz Festival. Com um ambiente acolhedor e uma mistura única de natureza e cultura, Montreux é um destino cativante na Suíça.

Localizada às margens do Lago Genebra, é uma encantadora cidade na Suíça conhecida também pelo seu clima ameno, paisagens deslumbrantes e uma rica herança cultural.

Próximo a Montreux ainda existe uma região produtora de vinho que vale a pena conhecer. Inclua também no seu roteiro o Château de Chillon, o Museu de Charles Chaplin e os mercados de Natal, que são um verdadeiro charme!

8 – Zermatt

Ao sul da Suíça, podendo inclusive ser incluída no seu Roteiro Suíça e Itália temos Zermatt, uma pequena cidade nos Alpes, famosa pelo curioso e icônico Monte Matterhorn, que é uma espécie de cartão postal da região e uma das montanhas mais fotografadas do mundo. Essa grande montanha possui 4478m de altitude e parece que foi esculpida à mão em formato de triângulo.

Zermatt possui curiosidades bastante inusitadas, como por exemplo o fato de só poder circular pela cidade veículos elétricos e de se ter neve nas montanhas todos os dias do ano.

Além disso, Zermatt é uma vila charmosa, com ruas de paralelepípedos, boutiques exclusivas, restaurantes deliciosos e uma hospitalidade única. Os alpes suíços deslumbrantes, juntamente com o ambiente acolhedore e a ampla variedade de atividades ao ar livre, tornam Zermatt um destino imperdível na Suíça para os amantes da natureza e dos esportes de inverno.

Vista da pequena cidade nos Alpes
Créditos: Canva
Vista da pequena cidade nos Alpes

9 – Lugano

Também ao sul da Suíça, na região italiana temos Lugano. A maior cidade da região está cercada de montanhas, mas já possui aquele ar mediterrâneo da sua vizinha Itália. Situada às margens do deslumbrante Lago Lugano, oferece uma combinação única de elegância suíça e influências italianas, refletidas na arquitetura, na culinária e no estilo de vida descontraído.

Lugano é um destino popular para quem busca atividades ao ar livre, compras em lojas de luxo, culinária deliciosa e um ambiente relaxante à beira do lago.

Ah, não deixe de visitar o centro histórico, o Parco Ciani (que na primavera fica incrível) e o Monte San Salvatore para se observar a cidade do alto.

Quando visitar a Suíça?

A Suíça é linda em qualquer época do ano. Mas é claro que tudo depende do tipo de viagem que você quer. Se você deseja conhecer a Suíça na primavera, vai ter a oportunidade de admirar cenários belíssimos cheios de flores, além de uma temperatura mais agradável.

Por outro lado, os viajantes que optarem por conhecer a Suíça no outono já pegam temperaturas mais baixas, mas não tão baixas quanto o inverno. Além disso, o cenário também fica belíssimo com as flores amarelas, vermelhas e laranjas.

Porém, a Suíça é mais procurada nos meses do verão e do inverno!

Observar a beleza das ruas de Lucerna é incrível!
Créditos: Mala de Aventuras
Observar a beleza das ruas de Lucerna é incrível!

Pronto para conhecer a Suíça?

A Suíça é realmente incrível, não é mesmo? E depois de todas essas dicas, tenho certeza de que sua viagem vai ser inesquecível.

Foi um prazer te ajudar na sua pesquisa sobre esse destino tão surpreendente e inspirador. Boa viagem!

Em parceria com Mala de Aventuras

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário maladeaventuras

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.