Veja quando chega a primeira frente fria de setembro; chuva intensa é esperada
Meteorologistas alertam: frente fria chega com temporais no Sul e com possibilidade de garoa no Sudeste
A primeira frente fria de setembro começa a avançar pelo Sul do Brasil entre esta quinta-feira e sexta-feira, trazendo chuva forte e risco de temporais. De acordo com a MetSul Meteorologia, o sistema será impulsionado por uma massa de ar frio que encontrará, pela frente, um ambiente quente e úmido, favorecendo a formação de instabilidades.
No Rio Grande do Sul, a atmosfera já está bastante instável, com pancadas isoladas de chuva intensa, raios e queda de granizo registrados em diferentes regiões.
Na quinta-feira, a chegada do ar frio da Argentina e do Uruguai reforça o sistema e espalha a chuva por todo o território gaúcho. Os volumes podem ultrapassar 50 mm em algumas cidades, inclusive em Porto Alegre, com risco de rajadas de vento forte e granizo em pontos isolados.
Na sexta-feira, a frente fria avança para o Norte, melhorando o tempo na maior parte do Rio Grande do Sul, mas mantendo instabilidade em regiões como Alto Uruguai, Serra e Litoral Norte, onde a chuva pode ser forte a muito forte. O sistema também se desloca para Santa Catarina e parte do Paraná, embora de forma menos abrangente. Enquanto isso, áreas do Centro e Norte paranaense ainda devem seguir com tempo seco e quente.
Como fica o tempo no Sudeste?
O primeiro fim de semana de setembro será marcado por mudanças no tempo em grande parte do Sudeste do Brasil. A chegada de uma frente fria, que avança pelo Sul do país, traz pancadas de chuva, aumento da nebulosidade e uma queda significativa nas temperaturas, especialmente no litoral e no interior de São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais.

Na manhã de sexta-feira (5), o tempo ainda será estável em boa parte da região. Porém, já no final da manhã, nuvens carregadas se formam no sul de São Paulo, trazendo possibilidade de garoa. Durante a tarde, a frente fria se desloca para o Atlântico, mas continua influenciando o clima no Sudeste.
Cidades do litoral paulista, como Santos e São Sebastião, devem registrar pancadas de chuva, assim como a capital São Paulo e sua região metropolitana, onde há previsão de céu encoberto e chuvas isoladas.
As temperaturas vão despencar entre sexta-feira (5) e sábado (6) no leste do Sudeste. A previsão indica quedas acentuadas, superiores a 10°C em diversas cidades do interior paulista e fluminense.
Em São Paulo, os termômetros registram diferenças superiores a 10°C entre a máxima desta sexta (5) e a de sábado (6). No Rio de Janeiro/RJ, também há expectativa de declínio nas temperaturas.