App incentiva reciclagem de roupas ao garantir descontos em lojas

ReGAIN oferece cupons para ser usados em e-commerces, em troca de peças de vestuário

Por: Redação | Comunicar erro

Às vezes, é preciso um empurrãozinho para fazer algo a respeito daquela peça que está encostada no armário. A ReGAIN, um aplicativo criado no Reino Unido, dá essa ajuda: o app incentiva a reciclagem de roupas ao garantir descontos em diversas lojas.

App de reciclagem de roupas garante cupons de desconto a usuários
Crédito: bymuratdeniz/iStockApp de reciclagem de roupas garante cupons de desconto a usuários

Ou seja, você economiza dinheiro enquanto faz algo de bom pelo planeta.

Para conseguir o bônus, a pessoa deve levar um mínimo de dez itens – entre roupas, sapatos e acessórios como cintos e bolsas – para um dos 20 mil pontos de coleta indicados pelo aplicativo. Os cupons e códigos para desconto na compra em lojas de roupas e de sapatos, de móveis e até de flores chegam pelo celular.

A ideia busca, entre outros objetivos, aumentar a vida útil das peças. Apesar de esforços em restaurar, reciclar ou reaproveitar roupas já existirem há algum tempo, a média de vezes em que uma roupa é usada caiu 36% em comparação a 15 anos atrás, segundo o estudo New Textiles Economy Report de 2017, da Fundação Ellen MacArthur.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis

Para piorar, cerca de 6% dos itens de vestuário que são comprados vão direto para o lixo, segundo pesquisa da instituição de caridade Wrap, sem nem sequer passar pela possibilidade de reciclagem ou reaproveitamento.

A ideia do aplicativo, assim, é recompensar quem toma atitudes mais sustentáveis. A empresa afirma que até 95% das roupas são recicladas. O restante é destinado para a incineração, para geração de energia.

Por enquanto, o aplicativo de reciclagem de roupas, disponível na App Store e no Google Play, funciona apenas no Reino Unido. Mas há planos para expandir para outras regiões da Europa.

Leia também: Bioplástico livre de petróleo é feito com amido de milho

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.

Compartilhe: