Informar

Conheça a máquina que lava roupas sem usar energia

Por: Redação

Quem nunca teve preguiça de esfregar à mão aquela camisa de seda ou blusa de caxemira que não dá para simplesmente jogar na lavadora comum? Pensando nisso, a Gentlewasher lançou uma máquina que lava roupas delicadas sem necessidade de conectá-la a uma fonte de energia e ainda com pouca água e sabão.

Para fazer essa lavadora funcionar, só é preciso acionar uma manivela com a própria mão e fazer o tambor interno girar. São dois minutos para lavar e dois minutos para enxaguar. Depois, é só colocar as roupas para secar. Ou seja, em menos de 5 minutos você já se livrou da tarefa de lavar as peças mais delicadas de seu guarda-roupa.

Esta máquina que lava roupas usa 2 litros para lavar e 2 litros para enxaguar
Esta máquina que lava roupas requer 2 minutos para lavar e 2 minutos para enxaguar

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

A invenção tem capacidade para até 3 quilos de roupas (o que dá cerca de 12 camisetas) e, para este volume de peças, requer 18 litros de água, o que é pouco, segundo os inventores da Gentlewasher. De sabão em pó, vai meia colher de chá.

Embora a máquina que lava roupas tenha sido desenvolvida pensando nas peças delicadas, nada impede que se lave as “comuns”.

Como é relativamente pequena, com dimensões de 77 cm x 49 cm x 40 cm, e pesa cerca de 11 quilos, também é uma boa pedida para quem tem pouco espaço, como em apartamentos muito pequenos. Dá até para levar numa viagem, numa temporada mais longa (na praia, por exemplo).

Economia de água, energia e tempo

Os criadores da Gentlewahser afirmam, em seu site, que seu objetivo final é criar um jeito para que todas as pessoas do mundo possam lavar roupas em menos tempo, mesmo em áreas sem acesso a energia e com pouca água.

Assim, milhões de pessoas, em especial mulheres, poderiam dedicar mais tempo a outras atividades, como educação. Segundo eles, no mundo todo 2 bilhões de pessoas têm máquinas de lavar roupas, mas outros 5 bilhões ainda precisam fazer isso manualmente.

Para começar a alcançar esse objetivo, eles desenvolveram em primeiro lugar a Gentlewasher, com foco em um nicho mais abastado. Com os recursos obtidos com sua venda, pretendem reinvestir em seu objetivo maior.

A Gentlewasher custa US$ 269 (R$ 870), sem frete.

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.