Casa de papelão dispensa fundação e dura 100 anos

Informar

Lixo que iria para o mar vira capa reciclada de garrafa de água

Por: Redação

Parte do lixo que iria para os oceanos tem ganhado outro destino, que não o de contaminar a água e prejudicar animais marinhos: transforma-se em capa reciclada de garrafa de água.

Capa reciclada para garrafa de água feita pela Parley e Soma é produzida com lixo que iria para o mar
Capa reciclada para garrafa de água feita pela Parley e Soma é produzida com lixo que iria para o mar

O trabalho conjunto do projeto ambiental Parley com a fabricante de produtos sustentáveis Soma consiste em coletar garrafas PET de linhas costeiras, redes de peixes e latas de lixo antes que elas cheguem a aterros sanitários, rios e, principalmente, oceanos.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.

Lixo é coletado pela equipe e transformado em flocos para depois serem aquecidos e transformado em capa reciclada de garrafa
Lixo é coletado pela equipe e transformado em flocos para depois serem aquecidos e transformado em capa reciclada de garrafa de água

Depois de coletados, os plásticos são transformados em flocos para serem aquecidos, limpos, secos e reunidos em bolinhas.

No processo final, as bolinhas viram filamentos de neoprene, material utilizado para a confecção das capas coloridas de garrafa de água. Cada forro é feito com duas garrafas PET recicladas.

Para que o produto seja 100% sustentável, a garrafa da Parley e Soma é feita de vidro resistente à quebra e não possui bisfenol, componente do plástico que faz mal à saúde.

A tampa também é à prova de vazamento e produzida com bambu reflorestado, para não agredir a natureza.

Garrafas com capas recicladas, são feitas de vidro e têm tampa de bambu
As capas são de neoprene, e a tampa, de bambu

Segundo as organizações, parte das vendas da garrafa é destinada à ONG Water.org. O percentual, no entanto, não é informado.

Cada unidade é vendida por US$ 30 (cerca de R$ 100), com a capa em diferentes cores. O envio é feito apenas para os Estados Unidos.

Leia também: Cesto de lixo coleta resíduos encontrados no mar

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.