Moradia estudantil sustentável do Brasil é premiada no exterior
Localizada no Tocantins, a Aldeia das Crianças, que abriga alunos de uma escola rural, ganhou o Prêmio Internacional Riba 2018, do Reino Unido
Muitos dizem que a escola é a segunda casa. A educação, de fato, é acolhedora. E pode exercer um impacto social digno de premiação. Foi isso o que conseguiu, aliás, o projeto arquitetônico Aldeia das Crianças, moradia estudantil sustentável de uma escola rural que fica no Tocantins.
Ela levou o Prêmio Internacional Riba 2018, do Reino Unido. Essa competição é realizada a cada dois anos pelo Instituto Real de Arquitetos Britânicos.
E a concorrência para sair com a vitória foi árdua. A proposta da moradia estudantil sustentável venceu as de um edifício residencial em Milão, uma escola de música em Tóquio e uma universidade em Budapeste.
- Klimt e Gaudí: exposição imersiva aclamada por mais de 5 milhões de pessoas no mundo chega ao Brasil
- 15 parques aquáticos no Brasil para se refrescar no verão
- 7 hotéis e pousadas no Brasil dignos de cenário de filme
- 8 cursos de mestrados de graça (ou quase) para fazer no exterior
O projeto é assinado pelo designer Marcelo Rosenbaum e pelos arquitetos Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes, do escritório Aleph Zero.
A estrutura é predominantemente de madeira e alvenaria. Em termos de sustentabilidade, sua construção prezou o uso de tijolos feitos in loco e estruturas pré-fabricadas, uma vez que o transporte para a região é complicado.
Localizado em Formoso do Araguaia, a 327 km de Palmas, o complexo se propôs a resgatar a cultura indígena em suas formas.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
Nesse sentido, a sensação de pertencimento proporcionada pelo espaço é fundamental. Em sua área de 25 mil m², a Aldeia das Crianças, que atende 800 alunos da escola Canuanã com idades entre 13 e 18 anos, possui duas vilas que abrigam vários deles. Que, por sinal, deram pitacos no projeto para que ele atendesse às suas necessidades.
São, no total, 45 dormitórios para seis estudantes cada um, divididos em uma ala masculina e outra feminina. Há ainda na moradia espaço para leitura, sala de TV, varandas, pátios e redários.
A Aldeia das Crianças é mantida pela Fundação Bradesco e já ganhou também o prêmio de Arquitetura Educacional do Building of the Year 2018.
Leia também: Bar feito de lixo é exemplo de criatividade na reciclagem
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.