Oficinas de bioconstrução esquentam o Carnaval na Mantiqueira

Evento no município de Piracaia (SP) inclui também aulas de ritmos populares brasileiros, baile e bloco de rua em região com matas nativas

Por: Redação | Comunicar erro

Carnaval não é só diversão. É também construção. E das sustentáveis. Prova disso é o desfile de oficinas de bioconstrução que serão realizadas em Piracaia. Nesse município a 90 km de São Paulo, os dias de folia ficarão por conta do Carnabarro.

Os dias de folia também prometem ser de bioconstrução
Crédito: Reprodução/Sítio Pau d’ÁguaOs dias de folia também prometem ser de bioconstrução

Pode-se dizer que esse evento é uma espécie de Carnaval bem diferente. Uma de suas atrações, como dissemos, são as oficinas de bioconstrução. Nelas, os “foliões” vão aprender a construir com a técnica do pau-a-pique.

Ela consiste no entrelaçamento de madeiras e vigas de bambu, amarradas com cipós. Forma-se, assim, um painel cujos vãos são preenchidos com barro.

Nas oficinas de bioconstrução, também será usado o COB, material composto por areia, argila e palha.

Mas as aulas vão além. Seus temas vão incluir a argila medicinal, usada para máscaras de beleza. E também, como não podia deixar de ser por conta da data, os ritmos populares brasileiros como maracatu, cavalo-marinho e jongo.

Nem só de oficinas viverá o Carnabarro. Afinal, ele acontecerá durante o Carnaval, entre 2 e 5 de março.

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis

Assim, neste dia 2, sábado, haverá um baile. E na segunda, 4, será a vez de um bloco de rua. Ele vai percorrer o trajeto entre a Ecovila Clareando e o Sítio Pau d’Água, as sedes do evento.

Elas ficam na Serra da Mantiqueira. A cerca de 1.100 m de altitude. Em uma região com matas nativas e fauna que inclui macacos, esquilos e tucanos.

Informações sobre o Carnabarro e suas oficinas de bioconstrução podem ser obtidas pelo e-mail cursos@kaminaricomunicacao.com.br e pelo WhatsApp (11) 97130-3335.

Leia também: Coleta de lixo da praia garante aulas grátis de stand up paddle

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.

Compartilhe: