Entenda por que é tão importante castrar cachorros e gatos
Além de ser a medida mais segura e eficaz de controle populacional, a castração traz inúmeros benefícios para a saúde do animal
Os veterinários são unânimes em afirmar que a castração é a única maneira ética e eficaz de controle de animais abandonados, além de prevenir diversas doenças em cães e gatos. Porém, o número de castração só não é maior porque, infelizmente, esbarra na falta de informação.
Ainda é muito comum o uso de medicamentos injetáveis, as chamadas vacinas anticio, para evitar que cadelas e gatas ovulem e emprenhem. O que poucos sabem, no entanto, é sobre o perigo desse método.
“A injeção anticoncepcional é uma bomba de hormônios que predispõe a câncer de mama, piometra [infecção grave no útero] e septicemia [infecção generalizada]. Causam efeitos colaterais graves e, muitas vezes, irreversíveis, podendo levar o animal a óbito”, explica a veterinária Amanda Novais.
O medicamento é vendido sem prescrição médica e, não raro, acaba sendo administrado quando a fêmea já está prenhe, induzindo à morte fetal e colocando em risco a vida da cadela ou gata. “Os fetos mortos dentro da barriga acabam apodrecendo, o que faz com que seja necessário levar a fêmea às pressas para o hospital”, acrescenta Amanda.
Além disso, é comum aparecer em cadelas e gatas diferentes alterações e doenças, que têm justamente na cirurgia de castração o melhor método de prevenção.
Benefícios da castração de cães e gatos
A castração é realizada com o animal em jejum, sob efeito de anestésico, o que torna o procedimento indolor. O veterinário, então, retira os órgãos reprodutivos (útero, ovários e tubas uterinas – em fêmeas; e testículos – em machos).
Ainda é comum existir a dúvida sobre o melhor momento para realizar a esterilização. O mais recomendável é castrar antes do primeiro cio para, assim, evitar problemas futuros. O que não significa que, caso esse cio já tenha acontecido, não exista mais vantagem em castrar. “Sempre será a melhor opção”, garante a veterinária Graciela Mendes Camacho.
“Existe uma teoria popular que diz que o animal necessita de ao menos uma cruza para que não venha a ter câncer. Isso é um mito, e dos piores. Pois o ato sexual do animal não irá de maneira alguma evitar nenhum tipo de doença, muito menos o câncer. O que previne o câncer é a castração”, esclarece.
A cirurgia pode ser feita a partir de 90 dias de idade nos cães e 60 dias nos gatos (previsto em lei). A castração, no entanto, nem sempre é indicada para animais com idade mais avançada. Neste caso, é recomendável passar o animalzinho por uma avaliação clínica.
Com a ajuda de veterinários, reunimos aqui os principais benefícios da castração:
- Prevenção de inúmeras doenças
A castração prematura diminui consideravelmente o risco de a cadela desenvolver tumores de mama, previne doenças sexualmente transmissíveis e doenças reprodutivas, como cistos ovarianos (em fêmeas), hiperplasia prostática (aumento da próstata em machos), além de excluir completamente a possibilidade de piometra (infecção no útero em fêmeas).
Tumores perianais, estimulados pela testosterona, também são raros em cães castrados entre 7 e 8 meses de idade.
- Evita a procriação e crias indesejadas
Não é exagero falar que, ao castrar um animal, você está salvando centenas ou milhares de outros, já que, na prática, você está impedindo que outros nasçam e acabem abandonados. Para ONGs e organizações que atuam na defesa dos direitos dos animais, castrar é uma medida emergencial das mais importantes para o controle populacional de animais de rua.
- Melhora no comportamento
Além evitar novas crias e prevenir doenças, a esterilização ainda afasta alguns comportamentos indesejados pelos tutores. Aquele instinto do cão de fazer xixi em todos os cantos da casa para marcar território, por exemplo, tende a desaparecer. E quanto antes a castração acontecer, maiores as chances.
Outro benefício da castração é que ela acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que, geralmente, ocorrem por causa do cio.
- Evita gravidez psicológica
É comum cadelas e gatas sofrerem de gravidez psicológica, algumas chegam até a produzir leite sem estarem prenhes. O problema, que também é resolvido com a castração, acontece por conta de todo o processo hormonal e pode causar a petrificação do leite e inflamação das mamas.
- Diminui o risco de fugas
Cachorros e gatos castrados não têm interesse em sair de casa para buscar cadelas e gatas no cio. Dessa forma, os riscos de morrerem atropelados, envenenados ou simplesmente desaparecerem diminuem muito.
- Previne brigas
Com a redução da produção de hormônios sexuais, os animais se tornam menos agitados e agressivos, o que ajuda muito a evitar brigas entre machos que vivem na mesma casa.
- Evita propagação de doenças graves
Cães portadores de características prejudiciais ou doenças hereditárias, como hérnias em geral e luxação de patela, devem ser castrados para evitar a propagação do problema para outras gerações.
- Aumenta a expectativa de vida
A castração, principalmente, se for feita no animal ainda filhote, aumenta consideravelmente a expectativa de vida dele.
Como castrar gratuitamente
Em hospitais e clínicas veterinárias, o valor da castração varia muito em função do peso, sexo, e tipo de anestesia (inalatória ou injetável).
Caso você não tenha condições financeiras de pagar a castração do seu animal de estimação, procure se informar sobre os programas de controle reprodutivo gratuitos da sua cidade. Os Centros de Controle de Zoonoses (CCZs) costumam ter vagas permanentes para cães e gatos. Além disso, eles também aplicam vacina contra raiva sem custo algum.
Castração gratuita em São Paulo
Cada residente da cidade de São Paulo tem o direito a castrar até 10 animais gratuitamente pela prefeitura. O primeiro passo para conseguir a castração é ir até uma Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ) ou nas Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) com os seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de residência atualizado em seu nome e comprovante de vacinação contra raiva do animal, quando houver. Não é necessário levar o animal no dia do cadastro. Veja os endereços aqui.
Castração gratuita no Rio de Janeiro
A Subsecretaria de Bem-Estar (SUBEM) realiza constantes mutirões de castração na cidade. O agendamento pode ser feito on-line após um cadastro neste site.
SUBEM – (21)2088-0097/2976-2893. Segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
Cada cidadão da cidade do Rio de Janeiro tem o direito à castração de até três animais. http://www.rio.rj.gov.br/web/subem
Castração gratuita em Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, são quatro centros de castração gratuita. Confira os endereços:
- Regional Noroeste – Rua Antônio Peixoto Guimarães, 33, bairro Caiçara – (31) 3277-8448
- Barreiro – Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro – Avenida Antônio Praça Piedade, 68, Bonsucesso – (31) 3246-2044
- Norte – Centro de Controle de Zoonoses – Rua Edna Quintel, 173, São Bernardo – (31) 3277-7413
- Oeste – Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste – Rua Alexandre Siqueira, 375, Salgado Filho – (31) 3277-7576
*Para vagas de castração gratuita na sua cidade, consulte a prefeitura do seu município.
Ciente da importância da cirurgia, o Carrefour – com o apoio da Ampara Animal – tem promovido diversos mutirões de castração na Grande São Paulo. Os primeiros foram realizados em Osasco e no bairro do Tucuruvi e beneficiaram centenas de animais.
Veja como foi nos vídeos abaixo:
Para acompanhar essa iniciativa e as demais ações do Carrefour em prol da causa animal, confira este link.