Em campanha, homem trans aprende a se barbear como lição de vida

No filme da Gillette, o que seria o aprendizado corriqueiro de uma rotina masculina se transforma em ensinamento sobre aceitação

Na vida, aprendemos todos os dias. Grandes e pequenas coisas. Algumas requerem adaptações rapidamente incorporadas. Outras, movimentos bem maiores, que incluem aceitação e quebra de padrões. É de aprendizado, assim, que fala uma campanha da Gillette ao mostrar um homem trans recebendo dicas sobre como se barbear.

Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.

Ele é o canadense Samson Bonkeabantu Brown. E quem o ensina no filme da campanha é seu pai.

Por sinal, nada mais rotineiro que essa transmissão de conhecimento entre pai e filho sobre os “macetes” do universo masculino.

Porém, o que chama a atenção nesse caso em particular é a simbologia que permeia a interação entre os dois.

A campanha mostra o apoio paterno a um homem trans
Créditos: Reprodução/Instagram/Gillette
A campanha mostra o apoio paterno a um homem trans

A campanha, aliás, evidencia todo o apoio paterno à transição de gênero de Samson, que começou há dez anos.

É algo que esse homem trans fez mesmo questão de deixar claro ao incluir a figura paterna no vídeo. Afinal, foi o pai que o incentivou a “viver com autenticidade” sua “melhor versão”, nas palavras do próprio Samson.

Então, não se trata apenas de ensinar a fazer a barba. O que essa campanha da Gillette apresenta, na verdade, é uma lição de vida.

Leia também: Para combater violência sexual, camisinha só abre a 4 mãos

Em parceria com qsocial