No frio, campanha combate indiferença a pessoas em situação de rua

Ação busca incentivar paulistanos a ligar para o telefone 156 e acionar serviço público de acolhimento da população mais vulnerável às baixas temperaturas

O frio pode matar pessoas em situação de rua. Assim como a indiferença.

Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.

Despertar a população para a necessidade de dar acolhimento humano e social a quem não tem onde morar é o objetivo de uma campanha da Prefeitura de São Paulo, realizada pela agência Lua Propaganda.

Batizada de “Não Seja Frio”, a ação mostra que, a partir de chamadas pelo número de telefone 156, agentes do poder público municipal são acionados para fazer um trabalho de acolhimento.

A campanha contra o frio enfrentado por pessoas em situação de rua conta histórias de quem sofreu na pele essa situação
Créditos: Divulgação/Lua Propaganda
A campanha contra o frio enfrentado por pessoas em situação de rua conta histórias de quem sofreu na pele essa situação

A situação se agrava quando as temperaturas caem abaixo de 13° C. Assim, nessas noites de frio mais congelante, a campanha promoveu o envio de mensagens para usuários do serviço de navegação por satélite Waze.

Dessa maneira, os motoristas foram alertados sobre a importância de ligar para o 156, caso vissem pessoas em situação de rua em apuros por conta do clima.

Aliás, taxistas e motoristas de veículos compartilhados que atuam por meio de aplicativos também receberam comunicados desse tipo.

O planejamento de mídia da campanha “Não Seja Frio” inclui ainda filmes para TV aberta e cinema e spot para rádio.

A comunicação seguiu também para relógios de rua, cartazes em abrigos de ônibus e metrô paulistano – um modal de mídia denominado out of home (OOH).

Nessas peças, foram mostradas as situações reais de quatro pessoas que moravam na rua. Que foram acolhidas. E encontraram um pouco de calor – humano, inclusive –, em meio ao frio cortante do inverno paulistano.

Leia também: Paratleta campeão inspira irmão caçula em campanha da Vivo

Em parceria com qsocial