Para combater violência sexual, camisinha só abre a 4 mãos
Campanha da agência BBDO para a marca argentina Tulipán cria caixinha que só pode ser aberta por duas pessoas para simbolizar sexo consentido
Quando um não quer, dois não brigam. Trata-se de um velho ditado que nem sempre é respeitado. E isso, por vezes, pode culminar em violência sexual. Para combater esse grave problema, uma marca argentina de preservativos lançou um pacote especial que só pode ser aberto por duas pessoas.
Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.
Por sinal, o nome do produto já diz tudo sobre o seu propósito: “Consent Pack”, ou pacote do consentimento.
Em espanhol, a campanha fala sobre “placer consentido”, ou prazer consentido. Porque é assim mesmo que deve ser a prática para ser prazerosa. Caso contrário, a definição pode ser outra: violência sexual.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Então, a embalagem é dotada de um mecanismo que só permite sua abertura a quatro mãos. Depois, entre quatro paredes, tudo é permitido. Desde que consentido.
A campanha para a Tulipán foi desenvolvida pela agência BBDO. E tem, de fato, tudo a ver com outro dizer, o qual se popularizou em ações recentes contra assédio e violência sexual: “Não é não”.
Leia também: Campanha amplia a participação de mulheres na tecnologia