Feira apresenta bicicleta de bambu e mais invenções de jovens

Por: Redação |

Na semana passada, projetos inovadores feitos por crianças e jovens foram apresentados na 16ª edição da feira Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), tradicional evento promovido pela Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo).

A feira aconteceu nos dias 13, 14 e 15. Um dos experimentos finalistas apresentados foi uma bicicleta sustentável, tecnológica e segura feita com bambu. A inovação foi idealizada pelos estudantes Guilherme Ricci Coube e Paulo Nathan Sepúlveda Teixeira, do Colégio Visconde de Porto Seguro.

Febrace acontece na USP e apresenta projetos inovadores de crianças e jovens

A bicicleta foi vencedora da última edição da MOP (Mostra Paulista de Ciências e Engenharia), também promovida pela Poli-USP. Ela une tecnologias antigas com atuais e mescla sustentabilidade com engenharia. Tem capacidade para suportar até 150 kg e emprega junção de fibras e resinas que garantem a resistência do produto.

O invento tem sistema de LEDs controlável via WiFi, que aumenta a visibilidade dos ciclistas nas ruas e evita acidentes. Essa funcionalidade é possível graças a uma placa conectada à internet. Há, ainda, uma área para carregar o celular.

Para estar entre os finalistas, foram avaliados fatores como criatividade, inovação, metodologia científica e de engenharia, trabalho em grupo e clareza.

Aprendizado

Coube e Teixeira aprenderam na prática, durante o processo de produção, que itens extraídos da natureza e tecnologias recentes relacionadas aos campos da química, eletrônica e mecânica podem caminhar juntos e impactar positivamente na mobilidade urbana.

Jovem trabalha em experimento na Febrace, feira que está na 16ª edição

Outro projeto apresentado na feira pelo colégio é o Scare (hidrogel com cicatrizantes naturais para escaras), desenvolvido pelas alunas Bianca Gama de Oliveira Anganuzzi, Camila Mei Janikian e Júlia Machado da Costa Pennone.

O Scare, que pode ser uma solução para curar feridas, em especial de pessoas acamadas, foi selecionado entre mais de 2.200 ideias de alunos da escola.

Saiba mais sobre os projetos da Febrace aqui.

Compartilhe: