Othon Bastos se emociona na cena final de “Império”

“Babilônia” estreia daqui a pouco, mas foi uma das cenas finais de “Império”, na última sexta-feira, que levou às lágrimas um dos maiores ícones da dramaturgia brasileira.

Globo/Ellen Soares

Numa sequência cheia de ação, Othon Bastos, no papel de Silviano, tenta matar Josué (Roberto Birindelli), após Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) ser assassinado por Zé Alfredo (Alexandre Nero).  Mas acaba levando um tiro e morrendo.

“Eu não tinha ensaiado, não tinha feito nada”, conta o ator. “O Papinha [Rogério Gomes, diretor de núcleo] chegou para mim e disse assim: ‘Você tem que ter a emoção de saber que o seu filho foi morto’. Vai jogando a emoção que você sentir.”

E foi o que ele fez. “Ele me deu tempo de buscar a emoção e eu fui jogando. Foi uma cena que eu fiz sem ensaio. Foi direto.”

Ao terminar a gravação, Othon chorou. “Você, quando está buscando a emoção, tem que ter um controle para não deixar que ela extravase. Mas, naquele momento, eu não tinha como. Eu estava totalmente sem controle”, desabafou ao GShow.

“Não sou o ator do exagero, eu sou muito mais contido. Então, de repente, eu vi que aquilo foi além do meu esforço. Eu não consegui parar de chorar, não consegui reter.”

Aos 81 anos, Othon Bastos têm no currículo 96 participações na TV, 82 no cinema e 32 no teatro.

Por QSocial

*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.