5 projetos inovadores feitos em contêineres

Com uma estrutura metálica e normalmente utilizados para transporte de cargas em navios e trens, os contêineres já conquistaram o mundo, e se apresentam no setor da construção civil como uma nova alternativa de edificação. Com a estrutura é possível criar desde os projetos mais simples até os mais complexos e inusitados.

Confira abaixo alguns projetos incríveis espalhados ao redor do mundo.

Box Park

Box Park, em Dubai

Inspirado no distrito comercial de mesmo nome em Londres, o trecho de 1,2 quilômetros na Al Wasl Street, em Dubai, dispõe de 220 contêineres que, juntos, formam um design único. O centro de compras ao ar livre conta com 30 cafés e restaurantes e 14 lojas estabelecidas, e tem como intuito valorizar o urbano, ao combinar o melhor da arquitetura moderna..A infraestrutura do local ainda conta com banheiros, trocadores para bebês e acesso para cadeirantes.

Estação Barneveld Noord

Estação Barneveld Noord

Projetada pelo escritório NL Architect, a estação de trem Barneveld Noord, na cidade de Utrecht, na Holanda, foi estruturada a partir de contêineres. O projeto conta com três contêineres suspensos, e o destaque do layout fica por conta do contêiner posicionado na vertical, que traz um design de uma torre de relógio. A ideia surgiu após estudos que mostraram que o tempo de espera parece passar três vezes mais devagar do que o normal, principalmente em lugares pequenos, e que não apresentam nenhum tipo de atração. Buscando inovar, a estação de Utrech foi construída com contêineres, e conta com wi-fi e banheiros.

Micro fazenda

 

Já imaginou utilizar os contêineres na produção de alimentos orgânicos? Pensando nisso, a empresa americana Farm from a Box inovou e desenvolveu um modelo de fazenda compacta, 100% sustentável utilizando o módulo. O sistema é uma ferramenta agrícola, que oferece a estrutura necessária para a produção de alimentos em pequena escala. O projeto já foi executado como protótipo na Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), e funciona desde 2015. Cada módulo é composto por um contêiner de 40 pés, equipado com placas fotovoltaicas de alta capacidade, que geram e armazenam energia limpa para o funcionamento dos equipamentos internos.

Residência moderna

Casa feita com 31 contêineres

Os contêineres já são amplamente utilizados em muitos projetos residenciais, porém, normalmente, são inseridos menos de dez unidades na obra. Neste projeto do arquiteto Todd Miller, do escritório Ziegler Build, a residência foi construída a partir de 31 contêineres. É isso mesmo! Localizada na Austrália, e com cerca de 700 metros quadrados, a casa conta com três andares, além de uma piscina e jardim.
Propositalmente, em diversos ambientes da residência, a textura do contêiner foi mantida. A integração foi destaque neste projeto, que buscou transitar entre o espaço interno e o externo, com diversas áreas ao ar livre em cada nível. O resultado é uma casa aconchegante e moderna!

Unionkul – Escritório Eficiente

Escritório Unionkul

Com os contêineres é possível transportar o seu escritório do local de origem. Essa foi a ideia do escritório de arquitetura Arcgency, ao desenvolver um projeto corporativo, com 660 metros quadrados de área interior, que pode ser transportado e montado novamente.

Estruturada em contêineres, os arquitetos conceberam uma edificação contemporânea, que minimiza o uso de energia elétrica e foi construída para ser completamente portátil. Localizado em Nordhavnen, em Copenhague, na Dinamarca, o escritório batizado de Unionkul foi levantado em apenas dois dias. A construção conta com sistemas de aproveitamento de calor que minimizam os gastos com consumo de climatização. Os recipientes receberam pintura na cor cinza fosco e foram revestidos com isolantes térmicos de alto desempenho.

Com informações da Delta Containers