6 habilidades necessárias para ser um empreendedor de sucesso
O que significa ser inteligente? É ser bom com as palavras ou dominar os números? Mas e aquilo que aprendemos com a experiência ou ao fazer, praticar uma atividade? Também pode ser considerado inteligência ou habilidade?
Para um dos mais reconhecidos psicólogos e educadores de Harvard, Howard Gardner, sim. Além das inteligências que já conhecemos, como a linguística e a lógico-matemática, tradicionalmente ensinadas (e valorizadas) na escola, ele enumera outros seis tipos: musical, espacial, cinestésica, interpessoal, intrapessoal e natural.
Essas habilidades são essenciais para quem deseja ser um empreendedor de sucesso. Você se identifica com alguma? Conheça:
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
1. Intrapessoal
Auto-conhecimento, é difícil de conquistar, porém fundamental para alcançar o sucesso. São aquelas pessoas que conseguem respirar fundo depois de um momento de estresse e esfriar a cabeça, para aí sim, tomar decisões.
2. Interpessoal
É a capacidade de interagir, de ter empatia e entender as necessidades do outro. Para empreendedores, é uma das inteligências mais essenciais, pois precisam entender o cliente, negociar com fornecedores e gerir sua equipe. Destaque para saber falar bem em público e ser um excelente ouvinte.
3. Cinestésica
Aqui, Gardner divide em dois tipos: a primeira seria a inteligência dos atletas ou dançarinos, que usam o corpo todo para resolver problemas ou para fazer movimentos. Na segunda forma dessa inteligência, estão as pessoas que usam as mãos para resolver problemas ou criar objetos. Quem faz trabalhos manuais ou artesanato, certamente tem essa inteligência.
4. Musical
Para Gardner, dominar ritmos, tons e timbres é sim uma forma de inteligência. E há estudos, como um da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que relacionam o estudo da música a maiores capacidades de raciocínio e concentração.
5. Espacial
É a inteligência capaz de nos dar noção de localização nos espaços. É o que faz um jogador de xadrez ganhar a partida e dizer xeque-mate; é o empresta precisão às mãos de um cirurgião.
6. Natural
É a capacidade de diferenciar plantas e animais na natureza. É a inteligência de Charles Darwin. “Ok, mas e se eu vivo na cidade?”, você deve estar se perguntando. Gardner diz que usamos nossa inteligência natural nesse mundo comercial a todo momento. “Quando uma parte do cérebro ganha um uso diferente do planejado, é lançada a novas descobertas”, afirma Gardner.
Sem dúvida, há muito mais conhecimento espalhado por aí do que o que é encaixado no escopo das disciplinas tradicionais. E você, que tipo de inteligência já possui e quais habilidades ainda precisa adquirir?
Assista aos cursos de empreendedorismo criativo de graça no site da eduK, plataforma de cursos on-line. O primeiro, “Coaching: tenha coragem e clareza para tocar o seu negócio”, será com a fera Carol Nalon, no dia