Ada Lovelace, a primeira programadora do mundo
A participação de mulheres na área de tecnologia ainda é tímida no mundo. Entre os motivos apontados por pesquisas na área, está o preconceito daqueles que já estão na área e das próprias mulheres. Mas um dado que pode ajudar a quebrar os estereótipos é que um dos primeiros programadores da história foi, na verdade, uma programadora.
Em 1842, Ada Lovelace se tornou a primeira programadora da história ao acrescentar algorítimos para funcionamento de uma máquina mecânica. Filha do poeta Lord Byron, a condessa de Lovelace era matemática e contribuiu com a tradução de um artigo científico, acrescentando mais dados ao mesmo. A programadora nasceu em 10 de dezembro de 1815.
Em homenagem à primeira programadora da história, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos chegou a batizar uma linguagem de programação de alto nível com o título de ADA, em meados da década de 70. Essa linguagem pode ser utilizada para softwares de aviação, por exemplo.
- França oferece bolsas de estudo para brasileiros; saiba como concorrer
- USP abre vagas para 45 cursos gratuitos; saiba como se inscrever
- 15 cursos gratuitos sobre STEM de Harvard, MIT, Google e mais
- 5 cursos gratuitos para aprender IA em menos de um dia
Incentivada pela mãe, Ada estudou matemática e lógica. Ela colaborou profissionalmente com Charles Babbage no projeto Máquina Analítica, o primeiro computador mecânico.
A Ada criava algoritmos para serem processadas pela máquina, o que muitos consideram ser o primeiro software, ou o primeiro programa de computador. Ela escreveu várias notas sobre a máquina analítica e refletia sobre como o indivíduo e a sociedade se relacionariam com a tecnologia de forma colaborativa
Se hoje vivemos cercados de tecnologia por todos os lados, devemos um pouco a ela. Ada morreu muito jovem, aos 36 anos, mas estará para sempre na nossa galeria de mulheres inspiradoras.
Via EBC