Adorno promete fornecer iodo para mulheres desnutridas na Índia

Uma fundação de saúde indiana desenvolveu uma solução criativa para acabar com a desnutrição de mulheres indianas. Eles criaram um bindi –apetrecho utilizado tipicamente por mulheres indianas no centro da testa, próximo às sobrancelhas –que libera uma certa quantidade de iodo para a corrente sanguínea.

Na Índia, a deficiência do iodo é um enorme problemas para a população mais pobre do país. A falta do mineral pode causar danos cerebrais irreversíveis em crianças, complicações durante a gravidez para as mães e contribuir para doenças como o câncer de mama.

Foto: Divulgação

Como há pouco iodo no solo indiano o país substitui o sal nas comidas com micronutrientes. De acordo com um estudo publicado em 2013, estima-se que 350 milhões de pessoas não recebem o suficiente de sal iodado em sua dieta.

Neste sentido o centro de pesquisa indiano ‘Neelvasant Medical Foundation and Research’ criou o chamado ‘Life Saving Dot’ em parecia com o a agência de Cingapura ‘Grey Group Singapore’. Até o momento, o grupo distribuiu a tecnologia gratuitamente em cinco aldeias.