Aluna da Etec vai à Itália depois de vencer concurso de receitas
Jovem ganhou bolsa de três meses para estudar gastronomia e fazer estágio
A paulistana Thayna Cruz, 21 anos, não imaginava que um prato seu faria tanto sucesso a ponto de levá-la a estudar gastronomia em Piemonte, na Itália.
Formada em técnica em cozinha formada pela Etec (Escola Técnica Estadual) Carlos de Campos, na capital, a jovem venceu o concurso “Um Risoto Rumo à Itália”, promovido pela Assessoria de Relações Internacionais do Centro Paula Souza, no passado.
Concorrendo com outros 47 estudantes, Thayna se destacou ao executar uma receita autoral com presunto parma, funcho e nozes.
- Filme eletrizante de mistério chega à Netflix e vai te prender por 100 minutos
- Pequeno guia de ervas e temperos
- Alunos do ensino médio criam meio de purificar água no semi-árido
- Estudantes da Etec Heliópolis, em SP, desenvolvem telha ecológica
A estudante contou que a elaboração da receita começou no pátio da escola, onde começou a esboçar ideias. Depois estudou, praticou e pediu orientação a seus professores para chegar no resultado perfeito. A ideia foi juntar elementos de texturas diferentes e homenagear a Itália com o tradicional presunto.
Intercâmbio
No próximo sábado, 13, Thayna embarca para uma viagem de três meses à Itália. A jovem aprenderá técnicas clássicas da gastronomia local durante um mês no Castelo de Costigliole d’Asti, sede do Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF), escola de culinária parceira do CPS, com tudo pago.
Depois do curso, a jovem fará dois meses de estágio em um restaurante parceiro da escola e ainda terá mais 15 dias de viagem para explorar a Europa.
Para aproveitar o “mochilão”, a jovem trabalhou profissionalmente em um bar em São Paulo e vendeu brownies para arrecadar dinheiro para a viagem.
“Ajudou muito pesquisar sobre as experiências de outras pessoas que fizeram intercâmbio e, com isso, tirar muitas dúvidas”, conta.