Aluna do ensino médio de Marília (SP) vence concurso da Nasa
Uma palestra com o pesquisador da Nasa Ivan Paulino Gláucio, ex-aluno de sua escola, inspirou a estudante Isabela Moreira de Freitas a criar o desenho vencedor de um concurso sobre estações espaciais promovido pela agência norte-americana.
Gláucio e Isabela estudaram na mesma unidade de ensino em Marília (SP), a E.E. Amílcare Mattei. Em 2017 –ano em que fez o desenho–, a garota cursava a segunda série do ensino médio.
Seu desenho recebeu menção honrosa, o que significou a melhor premiação da rede pública paulista na competição até hoje. Esse foi o primeiro concurso do qual Isabela participa.
O projeto começou a ser criado no próprio caderno de aulas com auxílio de lápis e régua. O esboço ficou pronto em um dia. Para refinar os traços, Isabela teve ajuda da professora de artes. Por fim, o desenho foi copiado em folha A4 e enviado à banca examinadora.
Além de Isabela, mais 16 estudantes de seu colégio se inscreveram na categoria desenho. Professores de biologia também orientaram os trabalhos. “A proposta da Isabela foi a mais criativa e não se baseou em nada existente”, afirmou o professor David de Almeida. “Após essa conquista, já estamos empolgados para o próximo concurso.”
O pesquisador visitou escolas do interior e da capital para divulgar o concurso sobre projetos de estações espaciais futuristas e assentamentos orbitais.
As inscrições do concurso para 2018 já estão abertas. Para participar, acesse o site oficial da premiação, onde também há todas as informações (em inglês). O formulário de inscrição pode ser acessado aqui.
Com informações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo