Alunos da Mauá constroem minissatélite para pesquisas espaciais

Um grupo de alunos do Instituto Mauá de Tecnologia está construindo um Cubesat, satélite miniatura em formato de cubo para pesquisas espaciais e comunicações radioamadoras.

Nessa fase inicial, os alunos dos cursos de engenharia elétrica, da computação e de controle e automação estão tendo a possibilidade de entender o desenvolvimento de um sistema complexo na prática.

“Ao final do Cubesat, a equipe que o está desenvolvendo poderá participar de concursos no mundo inteiro para apresentar o trabalho”, acrescenta o professor Parro, ao reforçar que, para a Mauá, é uma porta de entrada para ocupar um papel relevante na área aeroespacial, principalmente no que tange a sistemas eletrônicos”, diz Vanderlei C. Parro, professor do curso de engenharia elétrica e coordenador do projeto.

De acordo com Parro, a ideia do projeto é contribuir  na formação de engenheiros com qualificação para desenvolver e participar do desenvolvimento de sistemas complexos cada vez mais necessários e presentes na sociedade atual.