Alunos da USP desenvolvem rede colaborativa para pessoas com deficiência visual

Estudantes do IME (Instituto de Matemática e Estatística) e da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) da USP (Universidade de São Paulo) desenvolveram um aplicativo que pode se tornar uma rede social colaborativa para pessoas com deficiência visual. No Smart Audio City Guide, os usuários podem compartilhar, em áudio, informações georreferenciadas, tendo maior autonomia ao caminhar pelas ruas.

A ideia do projeto havia sido sugerida pelo professor da FAU Artur Rozestraten e ganhou a simpatia dos alunos. “[Eles] montaram uma equipe para disputar a competição Imagine Cup, da Microsoft”, conta o professor Marco Aurélio Gerosa, do IME, que orientou o grupo. No torneio, que tem por objetivo atrair ideias inovadoras para melhorar o mundo, os estudantes conquistaram o terceiro lugar.

Com o sucesso da iniciativa, os alunos desenvolveram o aplicativo com mais profundidade no trabalho de conclusão de curso. Quem testou aprovou, e os depoimentos estão gravados no YouTube.

Como o aplicativo foi desenvolvido para o Windows Phone, o grupo trabalha agora em versões para Android e iOS. A ferramenta, que está sendo desenvolvida há dois anos, ainda não está disponível para o público.

Por QSocial