Alunos fazem expedição fotográfica para avaliar realidade urbana em SP
Projeto permite que estudantes compreendam sobre políticas públicas e as reais necessidades da sociedade
A fotografia é o objeto de estudo em arte dos alunos do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), no primeiro trimestre.
O projeto “Mundo em TransformAção” permitiu que os estudantes realizassem uma expedição fotográfica pelo entorno do colégio, na Vila Mariana.
A proposta é fomentar o espírito investigativo, o olhar artístico e sensível para o cotidiano, oferecendo ao estudante a oportunidade de construir um posicionamento crítico acerca da sociedade contemporânea.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Projeto Raízes abre 100 vagas gratuitas para jovens do Ensino Médio
- Programa da UWC oferece bolsas de estudo para brasileiros fazer ensino médio no exterior; saiba como conseguir
- 15 cursos da Unicamp para fazer online e de graça; veja as opções
“Com isso, os alunos podem compreender que as transformações socioculturais são inerentes à interação humana e ao protagonismo do sujeito. É possível visualizar que, de forma ética e humanitária, o homem pode colaborar com a construção de um mundo mais justo e igualitário”, avalia a docente Rebeca Martineli de Melo, responsável pelo projeto.
A atividade contempla o Projeto de Intervenção Científico e Social (PICS), que propicia condições para que os alunos sejam protagonistas de suas aprendizagens, elaborando e investigando hipóteses sobre o ambiente em que vivem. Por meio da investigação, percebem o mundo, as relações que nele se estabelecem e constroem conhecimentos.
“Com isso, os alunos compreendem o multiculturalismo, o espírito investigativo e analítico sobre aspectos da realidade, representada pelo sincretismo da cidade de São Paulo, mais especificamente no entorno do Arquidiocesano”, explica a professora.