App criado por alunos da UFSCar e da USP mapeia problemas nas cidades
Buracos nas ruas, pichações, lixo e mato alto, estes são alguns dos problemas que os moradores das grandes cidades enfrentam todos os dias. Pensando em tornar a comunicação entre o cidadão e o poder público mais ágil, um grupo de jovens resolveu criar uma plataforma de mapeamento colaborativo de problemas urbanos e pressionar os governantes a solucioná-los.
O Cidadera utiliza o GPS e câmera disponíveis na maioria dos smartphones para construir um mapa com a localização e fotos de todas as reclamações da cidade. A intenção do projeto é ter uma visão geral de tudo que está errado na cidade e desde quando existem esses problemas.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- IFMG oferta mais de 100 cursos gratuitos de qualificação
- Estude na USP: 45 cursos gratuitos para aprimorar seu currículo
- Cursos gratuitos: 70 sites que oferecem opções com certificado
A plataforma foi desenvolvida em São Carlos por um grupo de alunos e ex-alunos da USP e UFSCar. Desde o lançamento, em agosto de 2013, a ferramenta já mapeou 2048 problemas em cerca de 300 cidades espalhadas pelo Brasil.
De acordo com Victor Stabile, um dos programadores do aplicativo, “a nova abordagem torna todo o processo da reclamação à solução mais colaborativa, transparente e eficiente, melhorando assim a qualidade de vida nas cidades”.
“Esperamos dar mais voz ao cidadão e ajudar as prefeituras a resolverem os problemas urbanos com mais eficiência e visibilidade”, ressalta Stabile.
A próxima meta do grupo composto por dois ex-alunos e três estudantes é, além de se consolidar no Brasil, expandir o aplicativo para outros países. Segundo Stabile, o nome Cidadera foi cuidadosamente escolhido para que cumpra esse objetivo: ser facilmente compreendido e pronunciado em outras línguas.
Além de ser acessado pelo site, a ferramenta está disponível para download gratuito na App Store e no Google Play.