Aplicativo interativo identifica problemas públicos

07/05/2014 00:00 / Atualizado em 06/05/2020 16:05

O que você faz quando encontra lixo em uma praça pública? Ou uma árvore caída na principal via de sua cidade? Uma foto basta para que o aplicativo “De Olho na Cidade” resolva o problema. Lançado em maio de 2013, o objetivo da ferramenta é aproximar o cidadão da administração pública.

A plataforma funciona como uma rede social integrada a um sistema de ouvidoria inteligente. Ao se cadastrar como usuário, qualquer cidadão pode identificar irregularidades em relação a sua cidade ou a sua rua, postando uma foto e descrevendo o problema –ao todo são 15 temas específicos que facilitam a classificação e o encaminhamento das reclamações aos órgãos públicos competentes.

A ferramenta foi desenvolvida por alunos de computação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Bringel Brito, professor da disciplina engenharia de software da faculdade e idealizador do “De Olho na Cidade”, conta que a ideia do projeto surgiu no inicio do ano de 2012. “Decidi propor ideias inovadoras como uma forma nova de conduzir a disciplina”, diz. E foi em uma das sugestões de trabalho aos estudantes que surgiu o aplicativo.

Com aproximadamente mil usuários, a plataforma esta presente atualmente em apenas dois municípios brasileiros interessados em aderir à plataforma como solução de ouvidoria inteligente –Timon, Maranhão e Teresina, Piaui. “Mas já contamos com usuários em 10 municípios diferentes”, ressalta Bringel.

Para o futuro, o professor espera que ao menos 50% das cidades mais populosas do Brasil possam aderir à ferramenta para uma gestão pública transparente e participativa. “Esperamos que esta iniciativa seja abraçada inicialmente pela população como meio de gestão popular de nossas cidades, criando assim uma cultura de utilização que os gestores públicos se sentiram na obrigação em adotá-la”, explica Bringel.