Aplicativo promete ajudar pessoas com depressão
O norte-americano e doutorando Robert Morris, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), está desenvolvendo um aplicativo de rede social para iPhone, chamado Koko, que pretende ajudar pessoas que sofrem de depressão.
Depois de se formar em psicologia em Princeton, ele começou o mestrado no MIT para encontrar maneiras de levar ajuda psicológica ao maior número de pacientes possíveis, mas se frustrou por sua falta de habilidade com ciência da computação. No entanto, ele descobriu o Stack Overflow, um site de programação que, sempre que Morris tinha um problema técnico, fazia um post e alguém respondia com o que ele deveria fazer.
- 8 sintomas de depressão para ficar atento e procura ajuda
- Aplicativo de triagem ajuda a detectar autismo em crianças
- Como desativar o Meta AI, assistente de IA, do WhatsApp?
- 64 sites que oferecem cursos gratuitos online com certificado
Com isso, ele construiu a Panoply, uma rede social experimental que foi base de sua tese de doutorado. Nela, 166 voluntários foram convidados para participar de uma plataforma que os ajudava a combater sentimentos depressivos.
No site, o usuário responde a pergunta: “O que há de errado?” e é estimulado a descrever fatos que ocorreram em sua vida que lhe causaram tristeza. A partir dos relatos, outras pessoas na rede social podem ajudar a interpretar e resolver os problemas dos participantes.
Depois, a rede qualifica as respostas em um sistema de votação e controla a publicação para que o usuário não sofra abusos. Morris está trabalhando para transformar o Panoply no aplicativo para iPhone Koko, que estará disponível ainda este ano.
Via Design Taxi