App é solução para pessoas politicamente reprimidas

28/06/2014 00:00 / Atualizado em 06/05/2020 16:22

Firechat é um aplicativo que permite uma comunicação com outras pessoas que também tenham a ferramenta mesmo quando não há conexão com a internet ou a rede de telefonia celular disponível.

Se você está se perguntando por que isso é um grande negócio, considere o fato de que aproximadamente 40 mil iraquianos que baixaram o aplicativo entre 14 e 24 de junho deste ano o utilizam como uma forma de burlar a censura imposta no país. Ou que o Firechat tornou-se a ferramenta mais popular de sistema iOS em Taiwan, na primavera de 2013, quando estudantes criaram uma sequência de protestos contra o governo por meio do app.

 
 

O aplicativo rapidamente acabou por se tornar uma ferramenta poderosa para cidadãos que vivem em países com grandes regimes políticos e censuras . No futuro, ele também poderá, talvez, ser usado como uma forma de comunicação em locais em que a recepção do telefone celular não é confiável – ou que foi temporariamente indisponível por um desastre natural.

Para funcionar, a tecnologia faz uso de sinais sem fio de um telefone celular, permitindo que ele se conecte com outros dispositivos próximos. Em vez de captar sinais de uma torre telefônica ou por de um dispositivo Bluetooth, uma rede em malha sem fio permite a comunicação direta com outros celulares.

 
 

Um smartphone sem rede de internet e sinal de celular, instalado com o aplicativo Firechat pode captar outro aparelho que está em uma vizinhança de 210 metros de distância. Porém, os telefones que estão próximos uns dos outros podem formar uma “malha de rede”, tornando possível a comunicação de usuários distantes. Sendo assim, o app ganha força à medida que mais pessoas o utilizam.