Arquiteto faz fábrica de cimento virar casa de tirar o fôlego
Quando o arquiteto Ricardo Bofill se deparou com uma fábrica de cimento caindo aos pedaços, em 1973, ele imediatamente viu um mundo de possibilidades. “La Fábrica” nasceu e, quase 45 anos depois, a estrutura foi completamente transformada em uma espetacular e singular casa.
A fábrica, localizada nos arredores de Barcelona, era uma máquina de poluição da época da Primeira Guerra Mundial que foi fechada. Muitos reparos precisavam ser feitos. O arquiteto resolveu iniciar a transformação, mas não quis abrir mão do caráter de ruína próprio do local.
Após anos de desconstrução parcial, Bofill resolveu abusar de vegetação do lado de fora e, por dentro, investir na criação de um espaço moderno, com “home office”.
- O que fazer para viajar gastando pouco, mas curtindo muito
- Casa Fluida: brinde à cultura drag queen e à diversidade neste bar glamuroso
- Jujuy, um paraíso entre montanhas coloridas no norte da Argentina
- Morando com o inimigo: casa abriga agentes da alergia ao mofo
Os móveis contemporâneos aliados ao pé-direito alto imprimem à residência um ar romântico e, ao mesmo tempo, misterioso. Altas colunas, portas e janelas passam a impressão de se estar dentro de uma igreja.
“La Fábrica” é um projeto em andamento até hoje. As chaminés industriais que, antes, lançavam fumaça pelo ar, agora descansam sob o verde exuberante –e são exemplos das belas transformações que resultam das mentes criativas.
Com informações do Bored Panda