Artista deixa crianças ‘brincarem’ com vidro; veja o resultado

Nos últimos seis anos, a artista Linda Billet tem feito residências, principalmente em escolas dos Estados Unidos. Os projetos com vidro que ela ajuda a determinar estão mudando a percepção de cada um dos participantes sobre si mesmos.

A artista utiliza vidro, ferramentas e placa de cimento. Se a escola tem fornos, Billet também os usa para fazer telhas de vidro fundidas.

Com poucas exceções, as pessoas com quem ela trabalha nunca lidaram com vidro. A maioria dos projetos envolve cerca de 100 a 150 participantes –cerca de 10 a 25 por vez. Eles variam do jardim de infância ao ensino médio, e alguns deles têm necessidades especiais ou vivem alguma situação de risco. Inclusive, há doentes mentais e ex-presidiários nos grupos.

Em cada um dos cerca de 20 projetos até agora, uma bonita arte nasceu. “O retorno tem sido muito positivo”, conta a artista. “O objetivo não é fazer mosaicos, mas proporcionar uma maneira divertida de aprimorar habilidades de colaboração e improviso.”

Artista deixa crianças ‘brincarem’ com vidro; veja o resultado

As propostas geralmente devem ser concluídas em 10 ou 20 dias letivos. Há muitas tarefas dentro dos projetos e todas devem ser concluídas dentro do prazo estabelecido.

“Os participantes ficam surpresos com o quão bem eles fizeram a atividade”, diz Billet. “Cada projeto deixou as pessoas impressionadas consigo mesmas, construindo auto-estima.”

“Para mim, o melhor é ver as crianças perceberem que existem muitas maneiras de ganhar a vida”, explica. “É possível fazer algo que você ama absolutamente e descobrir maneiras de ganhar dinheiro fazendo isso. Eu vivo meu sonho.”