Baterias de celulares velhos iluminam residências de baixa renda
Sistema poderá substituir as velas e lamparinas a querosene que ainda são usadas por milhões de pessoas ao redor do mundo
Um engenheiro coreano desenvolveu um modelo de reciclagem das baterias de celulares de íons de que, além de transformar o lixo eletrônico em sistemas geradores de energia solar para comunidades de baixa renda, gera empregos ao longo de toda a cadeia.
Apesar do preço salgado, os usuários abandonam seus telefones celulares após uma vida útil média de apenas três anos, enquanto as baterias de íons de lítio desses aparelhos duram em média cerca de cinco anos.
Para reduzir o desperdício, Boucar Diouf, da Universidade Kyung Hee, juntou essas baterias usadas a um painel solar portátil e lâmpadas de LED de baixo custo.
- Maior navio da temporada, MSC Grandiosa faz sua estreia no Brasil
- MSC Grandiosa, o maior navio da temporada brasileira
- Governo Lula SURPREENDE com nova decisão sobre horário de verão
- Entenda por que o governo Lula NÃO pretende adotar horário de verão
Já existem diversos sistemas similares, mas as baterias são de longe o componente mais caro desses geradores solares, custo esse que cai praticamente a zero com o reaproveitamento.
Reaproveitamento
O programa proposto consiste em cinco etapas: recolhimento das baterias usadas, teste e seleção, montagem do sistema, comercialização e instalação. Cada uma dessas etapas pode fornecer oportunidades para a criação de empregos.
Ao final, o sistema completo poderá substituir as velas e lamparinas a querosene que ainda são usadas por milhões de pessoas ao redor do mundo, sobretudo nas zonas rurais e nos países mais pobres.
Uma bateria de celular padrão, que tem capacidade de 1.000 miliamperes-hora, pode alimentar uma lâmpada de LED de 1 watt durante cerca de três horas, ou uma lâmpada de 0,5 watt – brilhante o suficiente para que alguém leia ou escreva – por cerca de seis horas. Quando ligado a um pequeno painel solar, esse sistema pode durar cerca de três anos sem qualquer manutenção.
Diouf também construiu um sistema de 12 volts completo, feito com três baterias de 3.100 miliamperes-hora de capacidade cada uma, com uma lâmpada de LED de 5 watts e um pequeno painel solar – o sistema todo custou menos de US$ 25. O sistema de 12 V consegue iluminar uma sala inteira por cerca de cinco horas por noite.