Brasil ganha seis medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática
Equipe brasileira ficou na vigésima nona colocação na competição
O Brasil conquistou seis medalhas na 60ª Olimpíada Internacional de Matemática, realizada no começo de julho na cidade de Bath, no Reino Unido. As informações são da Agência Brasil.
A delegação brasileira totalizou 135 pontos, o que lhe garantiu a vigésima nona colocação, empatada com a Turquia, e atrás do Peru.
As medalhas de prata foram conquistadas por Samuel Prieto Lima, de Goiânia, e Pedro Gomes Cabral, de Recife, enquanto as de bronze foram conferidas a Bernardo Peruzzo Trevizan, de Canoas (RS); Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP); Guilherme Zeus Dantas e Moura, de Maricá (RJ) e Felipe Chen Wu, do Rio de Janeiro.
A equipe foi composta por medalhistas da 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), realizada no ano passado, e teve como líderes os professores Edmilson Motta e Carlos Shine, de São Paulo.
A Olimpíada Internacional de Matemática teve como primeira sede, em 1959, a Romênia. O Brasil participa do certame desde 1979, acumulando desde então 10 medalhas de ouro, 45 de prata e 81 de bronze.
Até o ano passado, o Brasil detinha o título de país latino-americano mais premiado no torneio. O título foi perdido este ano para o Peru.