Brasil tem 22 universidades entre as melhores do mundo
Depois de dois anos de ascensão, a USP (Universidade de São Paulo) recuou cinco posições e ocupa agora a 132ª colocação no QS World University Ranking, divulgado nesta segunda-feira, dia 15. No ano passado, a universidade paulista figurava na 127ª posição.
A liderança, pelo terceiro ano seguido, é do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT, na sigla em inglês), dos Estados Unidos. A Universidade de Cambridge e a Imperial College de Londres, ambas do Reino Unido, ficaram empatadas na segunda posição.
Ao todo, 22 universidades brasileiras estão entre as 800 melhores do mundo –14 são federais, cinco estaduais e três particulares.
Quando comparada apenas a instituições da América Latina, a USP ocupa a segunda posição do ranking, com 98,2 pontos, atrás apenas da Universidade Católica do Chile. Outras cinco universidades brasileiras figuram entre as dez mais bem posicionadas entre as latino-americanas: a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a terceira, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a quarta, a Unesp (Universidade Estadual Paulista), a nona, e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), na décima colocação.
O QS World University Ranking tem reconhecimento mundial e é realizado anualmente desde 2004. A metodologia de pesquisa considera a reputação da universidade na visão dos estudantes e dos empregados; a estrutura da instituição, incluindo a média de estudantes por professor; as citações em trabalhos de pesquisa e a presença de alunos e colaboradores internacionais.
Cursos on-line
O site Universia fez uma seleção dos 700 cursos on-line gratuitos em diversas áreas nas melhores universidades do mundo. Já o portal Veduca, criado pelo engenheiro Carlos Souza, reúne mais de 4.700 vídeo-aulas com disciplinas lecionadas em renomadas instituições. Tudo on-line e gratuito.
Com informações da Agência Brasil