Cadela resgatada ‘fareja’ câncer em nariz de dona e a salva
Nos Estados Unidos, uma cadela conseguiu perceber um câncer no nariz de sua dona. A tutora Lauren Gauthier notou que sua cachorra, Victoria, cheirava insistentemente um inchaço que havia aparecido em seu nariz e decidiu ir ao médico para checar o que era. Descobriu, dessa forma, que na verdade ela tinha um carcinoma basocelular –o tipo mais comum de câncer de pele.
“É realmente incrível que minha cadela foi tão persistente em cheirar a área que era câncer de pele”, afirmou Lauren ao site Sweet Buffalo. “A cirurgia em si mudou meu rosto, e se ela não tivesse insistido, eu poderia ter ignorado o local, o que poderia ter arriscado mais desfiguração ainda.”
A “intuitiva” Victoria foi resgatada de um abrigo. Gauthier conhecia o olfato aguçado dos cães, mas nunca pensou que se beneficiaria disso dessa maneira. Como o câncer foi descoberto logo no início, não se espalhou pelo rosto ou causou mais danos à sua saúde –ou seja, a cadelinha salvou a dona.
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
A mulher acredita que a doença seja resultado de várias sessões de bronzeamento artificial que ela fez. Agora, Gauthier aconselha a todos que evitem essa prática. “Meu conselho para adolescentes que estão considerando fazer bronzeamento artificial é: não façam”, afirmou. “O custo e os danos que você causa à sua pele são altos demais, e mesmo que envelhecer pareça um mundo distante, quando você for mais velho, pagará um preço por bronzeamento artificial e camas de bronzeamento.”
Ela demonstrou muita gratidão pelo gesto de seu animalzinho de estimação. “Estou muito agradecida por Victoria. Ela e eu sempre tivemos um vínculo estreito e ela sente quando estou chateada ou estressada”, contou, também, ao site Love What Matters.
Leia a reportagem completa no Hypeness